-->

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cinco jogos, 44 jogadores convocados: saiba quem são os favoritos de Felipão


sHá menos de seis meses no cargo nesta segunda passagem pela Seleção Brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari divulga nesta terça-feira, às 11h30 (de Brasília), no Rio de Janeiro, quem serão os 23 jogadores convocados para a Copa das Confederações , em junho. Será a chance real de saber como ele pretende montar a equipe visando o Mundial de 2014, no Brasil.

Desde seu retorno, Felipão disputou cinco amistosos (Inglaterra, Itália, Rússia, Bolívia e Chile) e chamou 44 jogadores diferentes, mesclando atletas que atuam no país e na Europa. Promoveu alguns retornos, como o do goleiro Julio Cesar, rebaixado na Inglaterra com o Queens Park Rangers, e fez convocações que provocaram estranheza, como a de Matheus Caldeira, quarto goleiro do Corinthians com passagens pelas seleções de base. Ao menos no que se imagina ser a base da Seleção até a Copa de 2014, Scolari, no entanto, tem mostrado certa coerência.
Em entrevista na última semana para o jornal O Dia , Carlos Alberto Parreira, diretor de seleções da CBF, garantiu que a lista de Felipão para a Copa das Confederações não terá surpresas . “Não é hora de surpresa. Se vier alguém que jogou contra Bolívia ou Chile, não é surpresa, porque já jogou. Surpresa seria um jogador que não tivesse atuado ainda”, explicou. Baseado na afirmação e no desempenho dos convocados com Scolari, o iG traçou um panorama por posição sobre os mais bem cotados a serem chamados pelo técnico nesta terça.

GOLEIROS
Mowa Press
Julio Cesar voltou à Seleção Brasileira a pedido de Felipão

Julio Cesar e Diego Cavalieri, por terem sido mais testados por Felipão, são nomes certos. Jefferson e Diego Alves concorrem pela terceira vaga. A chance de convocação de Matheus Caldeira é remotíssima.
LATERAIS
Mowa Press
Daniel Alves em ação no amistoso contra a Itália

É clara a opção de Felipão por Daniel Alves e Marcelo como titulares. A dúvida recai sobre os reservas. Filipe Luis aparece como o mais cotado pela esquerda. Adriano joga por ambos os lados pelo Barcelona, o que pode pesar a seu favor. Outro que pode se dar bem por ser polivalente é o lateral/volante Jean, do Fluminense. Marcos Rocha, André Santos e Douglas Santos aparecem com menos possibilidades.
ZAGUEIROS
Getty Images
Dante é uma das apostas de Felipão

Dante, David Luiz e Thiago Silva estão garantidos. O mais provável é que Felipão chame quatro  jogadores para essa posição. Rever, em grande fase pelo Atlético-MG, leva vantagem. Dedé corre por fora. Dória, Henrique, Leandro Castán, Miranda e Rodrigo Moledo seriam nomes improváveis na lista.
VOLANTES
Mowa Press
Paulinho tem sido um dos mais regulares da Seleção

O corintiano Paulinho é titularíssimo. A dúvida é por quem jogará ao lado dele, com favoritismo para Ramires. Jean pode ser chamado em sua posição de origem, Fernando e Ralf correm por fora. Arouca, titular contra a Inglaterra (falhando, inclusive, no lance que gerou o gol da vitória dos europeus), perdeu espaço. Luiz Gustavo jogou pouco com Felipão.
MEIAS
Vipcomm
Ronaldinho tem sido o camisa 10 de Felipão

Ronaldinho será o camisa 10 de Felipão. Hernanes, Oscar e Lucas devem ser as outras opções para a posição. Jadson, titular contra Bolívia e Chile, corre por fora. Em baixa no Real Madrid, a presença de Kaká é pouco provável.
ATACANTES
Mowa Press

Fred fez o primeiro gol da nova era Felipão, contra a Inglaterra

Fred e Neymar devem formar a dupla titular de Felipão na Copa das Confederações. Alexandre Pato, Hulk e Leandro Damião são as outras opções mais bem cotadas para a posição. Diego Costa e Osvaldo, pouco testados mas considerados promissores, são azarões. Leandro e Luis Fabiano têm pouquíssimas chance.
IG 

Nenhum comentário: