-->

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Crime pode impedir Elize de receber herança e administrar bens da filha



Advogado da família Matsunaga diz que Elize não estará entre herdeiros

14/06/2012 - A confissão de que assassinou o marido, o executivo Marcos Matsunaga, pode levar sua mulher, Elize Matsunaga, a perder qualquer direito sobre a herança do diretor da Yoki e até mesmo sobre a administração dos bens da filha do casal. A declaração de indignidade, porém, como é chamado o procedimento que exclui um herdeiro dos direitos sucessórios, não é automática, e depende de uma ação proposta por outros herdeiros ou pelo Ministério Público.

“Se Elize não tivesse praticado nenhum crime, ela teria direito a concorrer com os filhos do executivo pela herança, mas diante da prática e da confissão do crime, ela deve ser declarada indigna. Essa declaração, no entanto, não é automática. Algum outro herdeiro precisa entrar com a ação para que o juiz declare formalmente a indignidade”, afirmou ao G1 o advogado Nelson Susumu, presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/SP. A Justiça prevê o prazo de quatro anos para que se promova a ação de exclusão de herdeiro por indignidade.

O executivo Marcos Matsunaga foi morto e esquartejado em 19 de maio e teve partes do seu corpo encontradas em Cotia (SP), no dia 27 de maio. A mulher de Marcos, Elize Matsunaga, confessou o crime e está presa na cadeia de Itapevi.

O crime exclui Elize dos direitos de herança do marido, mas a filha do casal irá herdar todos os bens do pai junto com seus outros filhos, segundo advogados ouvidos pelo G1. Já o direito de administrar esses bens, pelo menos enquanto Elize estiver presa, em julgamento, ou após uma possível condenação, não deverá ser da mãe da criança.

“O ato de indignidade regula uma pena civil para o crime, por isso ela perde também, neste momento, o direito de administrar os bens da filha. Quem deverá cuidar dessa herança será o tutor, aquele que tiver a guarda da filha do casal”, explica César Klouri, presidente da Comissão de Direito Civil da OAB/SP.

Os especialistas explicam que o tutor teria direito à administração contida dos bens, já que há negócios que só podem ser feitos com certa limitação e autorização judicial, como é o caso da venda de imóveis.

O advogado Braz Martins Neto, que cuida dos interesses da família Matsunaga na área civil,  afirmou que a criança permanece sob os cuidados de uma tia, no apartamento do casal. A família Matsunaga vai visitar a menina quando quer.

A guarda da menina, ainda de acordo com o advogado, não é alvo de disputa. “A preocupação da família é que a criança esteja bem. A decisão sobre a guarda deve ser tomada em conjunto quando a família superar esse cenário de dor inicial”, declarou. O advogado afirmou ao G1 nesta quinta-feira (14) que Elize não deve estar entre os herdeiros de Marcos Matsunaga. “Por força do dispositivo 1814 do Código Civil, Elize será excluída da sucessão”, afirmou.

O código prevê que o autor, co-autor ou partícipe de homicídio doloso não receberá herança. Segundo ele, a exclusão independe de uma solicitação da família. “Nesses casos, o Ministério Público deve fazer esse pedido em favor da filha do casal. Como se trata de um menor, os direitos não permitem nenhuma concessão”, disse.
G1

MARI: Jovem é morto a tiros em sua residência no bairro Procanor



Mais um homicídio no município de Mari-PB, foi registrado na noite desta quinta-feira (14). Um jovem identificado pela polícia como sendo Edinaldo da Silva Santana, de 27 anos, foi morto a tiros dentro de sua residência no bairro Procanor. O jovem seria filho de um conhecido senhor que trabalha vendendo doces naquela localidade.
MARI - VEJA FOTO: Jovem é morto a tiros em sua residência no bairro Procanor
Vítima
De acordo com as informações, o jovem estava se preparando para tomar banho quando foi surpreendido por três homens que invadiram a casa afirmando serem policiais e efetuaram disparos contra a vítima. O jovem não conseguiu fugir e morreu dentro do banheiro da residência.

A polícia já encontra-se no local providenciando a remoção do corpo e efetuando diligência no sentido de obter informações a respeito dos assassinos e dos reais motivos do crime.

A polícia informou que a vítima tinha envolvimento com drogas.


Da Redaçãoo blog com Mari Fuxico

EXCLUSIVO: POPULAÇÃO LINCHA HOMEM QUE MATOU IDOSO DE 70 ANOS A GOLPES DE TESOURA PARA ROUBAR


O investigador de policia Élton Mário e o agente Público Zequinha estiveram na ilha da Barreto município de Igrapiúna.  Determinados pelo  delegado de polícia Drº Cláudio Gonzales  Neto para averiguar a ocorrência de um homicidio contra um idoso de nome ENÉAS DEOLINDO MARTINS DE 70 ANOS , morto a golpe de tesoura por um elemento identificado como, Rafael Santos de 18 anos . Quando  os policiais chegaram, encontraram outra situação, pois,  além do cadáver do idoso , eles encontraram  o ladrão morto, próximo a um manguezal ,linchado por populares .
Segundo familiares, Enéas era considerado um homem de bem e que tinha um coração hospitaleiro e quando chegava alguém na ilha onde morava, tratava todos com dignidade, sempre ajudou o próximo,porém teve um final trágico. O idoso iria   completar 70 anos em Outubro. O ladrão tentou roubar Enéas dentro de casa em seu quarto, ele ainda lutou com o meliante, mas por ser idoso não teve forças para conter . Além de   joga-lo ao chão, o criminoso  desferiu um golpe de tesoura na garganta de Enéas lhe tirando a vida. 
             Percebendo que havia o matado,  colocou um pedaço de pano no pescoço amarrou as mãos e o arrastou para um quintal e com um  pano  o amarrou em um pé de bananeira simulando um suicídio. Os moradores indignados resolveram fazer justiça com as próprias mãos.  O corpo de Enéas foi encaminhado para o DPT de Valença

CRIANÇA MORRE ELETROCUTADA


 Itamaraju-    A criança, Adalto Suzaque da Costa (11 anos), morreu eletrocutada na tarde de ontem. Ela recebeu os primeiros atendimentos no local, sendo encaminhado para o Hospital Municipal de Itamarau (HMI), ao chegar à porta da unidade médica a criança não suportou a gravidade das lesões, vindo a óbito. 
A policia civil de Itamaraju, esteve no HMI, onde foi realizado o levantamento cadavérico da criança, onde esteve presente o investigador José Trindade, juntamente com os servidores público Maria das Graças Emerick e Anderson Barbosa. Que encaminharam o corpo para o IML de Itamaraju.
A policia civil esteve no local onde a criança teria tocado em uma peça (motor), sendo vítima fatal. O investigador foi informado que um primo da vítima, um adolescente de apenas 13 anos, havia discutido tendo como teor ameaça de morte.
O irmão de Adalto (vítima) uma criança com apenas 10 anos, teria presenciado o primo colocar um fio de energia no motor.



itamarajunoticias.com

terça-feira, 12 de junho de 2012

MULUNGU: Briga interna atrapalha escolha de vice da situação



Informações chegadas da cidade de Mulungu dão conta de que o vice na chapa de Melquiades, pré-candidato do prefeito Zé Leonel(foto), não saiu ainda por conta de uma briga interna, ou seja, o próprio prefeito não aceita dar a vice para o PT da cidade, mas Melquíades gostaria de ter o partido em sua chapa. Zé Leonel já começa impor antes do tempo, mas seu futuro candidato também já começa a se negar.
Da redação

Imoral - Descaso com educação faz professor dá aula de joelhos em Santa Rita.



 Os estudantes da Escola Estadual Maria Honorinda Santiago, localizada no bairro Popular, na cidade de Santa Rita, região metropolitana da Capital, procuraram a reportagem do Portal Correio na manhã de hoje (12) para denunciar o estado precário em que se encontra a unidade escolar.


Segundo relatos de um dos estudantes – que não quis se identificar – na tarde desta segunda-feira (11), o quadro de uma das salas de aula caiu várias vezes durante explicação do professor. Mesmo com dificuldades, o docente continuou passando o conteúdo ajoelhado.

Além das péssimas instalações, outro fator que está preocupando os estudantes pré-universitários é que a ausência de professores está deixando os jovens sem aula.

Vários alertas foram feitos a direção da escola, mas até o momento nada foi feito para sanar o problema.

Resposta do Click: Sr. Governador isso também é sua culpa, cadê os investimento e reforma dos colégio do Estado e não se esquecendo cadê também o Diretor deste Colégio. Educação que é bom, nada.



Dados do Portal Correio

FORÇA TÁTICA DE GRANJA CAPTURA FORAGIDO DA JUSTIÇA DE JIJOCA DE JERICOACOARA-CE (ATUALIZADO)



Policiais da FORÇA TÁTICA de Granja (Sub Ten. CLEUMIR, Cb VERAS, Sds ARAGÃO e WELLINSON) capturaram na manhã de hoje (12) no Distrito de Tucuns - Camocim, o foragido da Justiça José Geneston de Carvalho Alexandrino de 34 anos, natural de Camocim-Ce. O mesmo responde a um homicídio e um estupro na cidade de Jijoca de Jericoacoara, onde fugiu da Cadeia há 6 meses.

Geneston se encontrava ferido, pois na noite anterior, ele foi surpreendido por dois elementos que de posse de uma espingarda atiraram contra o mesmo, ferindo as mãos (no ato de defesa) e na perna.

Ele foi conduzido para a Delegacia de Jijoca e posteriormente para a Santa Casa de Sobral.







Blog da Força Tática

Polícia divulga foto do principal suspeito de ter matado a adolescente na cidade de Alagoa Grande-PB




A Polícia Civil da cidade de Alagoa Grande divulgou agora a pouco a foto e o nome do principal acusado de ter matado a menor Patrícia Silva Florentino, 16 anos com duas perfurações de um objeto perfuro-cortante, supostamente faca peixeira, uma no pescoço e outra no tórax, fato ocorrido no último domingo (10).
 O nome do acusado de cometer o homicídio é Ronaldo do Nascimento Venâncio, 22 anos.
 Ainda não se sabe os motivos que levaram o indivíduo a praticar o crime, a polícia está a procura do mesmo para efetuar a prisão.
Portal do Julio

PROGRAMA: Quase 100 Mil Pessoas Se Inscrevem Para Habilitação Social


 
O Programa de Habilitação Social, que oferece Carteira Nacional de Habilitação gratuita para candidatos carentes, já registrou quase 100 mil inscrições.
A Procura levou o Governo do Estado a aumentar o número de vagas oferecidas de 2 mil para 3 mil vagas, até o final do ano.

As Inscrições, iniciadas no dia 21 de maio, prosseguem até o dia 22 de junho e só podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.habilitacaosocial.pb.gov.br. Para a execução do programa, os 223 municípios paraibanos foram divididos em14 regiões geoadministrativas.    

O programa foi lançado no dia 14 de maio e é executado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com  a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária e Secretaria Estadual de Educação.    

Só na primeira região, que inclui João Pessoa e mais 13 municípios, já foram inscritos 36.875 candidatos. Um dado interessante é que as mulheres são maioria. Até a última parcial, nesta região, estavam inscritas 19.709 mulheres e 17.166 homens. Mas do total de inscritos em toda Paraíba, até o último relatório, 52.721 candidatos são homens e 44.493 são mulheres.    

No dia 2 de julho será divulgado o resultado e os 3 mil candidatos selecionados terão de 2 a 13 de julho para apresentar os documentos comprovando as informações prestadas no ato na inscrição online.    

Distribuição das vagas - Podem ter acesso ao benefício pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de 01(um) ano; beneficiários do Programa Bolsa Família; alunos matriculados na rede pública de ensino ou  nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário; trabalhadores com renda mensal de até 1 salário mínimo e meio;  beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde são cadastrados pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.    

O Habilitação Social reservou 50% das vagas para inscritos no Cadastro único do Programa Bolsa Família. As demais vagas são distribuídas da seguinte forma: 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de 1 ano; 20% para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran e 5% para Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive o pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.    

Em geral, os critérios de desempate estão associados ao tempo de desemprego, número de dependentes, menor renda familiar e maior média escolar (no caso das vagas destinadas aos estudantes).    

Das 3 mil vagas oferecidas, nesta primeira etapa, 80% serão destinadas à primeira habilitação e 20% para adição ou mudança de categoria.    

Para o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, o Habilitação Social é um dos mais importantes programas de inclusão social lançados pelo Governo da Paraíba, em todos os tempos. Ele lembra que "a Carteira Nacional de Habilitação, além de ser reconhecida legalmente como identidade, ajuda muita gente a ingressar no mercado de trabalho.  No entanto, o acesso a este documento era limitado só a quem podia pagar pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, as antigas autoescolas”.  

Hoje, para tirar a  carteira de habilitação, cada candidato gasta em torno de R$700. Por meio do programa Habilitação Social, o Governo do Estado, além de dispensar as taxas do Detran, paga pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, bancando totalmente os custos para os candidatos contemplados.


Secom-JP

Zenóbio anuncia pré-candidatura a prefeito de Guarabira





O ex-deputado Zenóbio Toscano anunciou na manhã desta terça-feira (12), em entrevista à Rádio Constelação FM, que coloca seu nome à disposição dos partidos oposicionistas para ser pré-candidato a prefeito de Guarabira nas eleições municipais que se aproximam. Dezenas de pessoas que lotavam o estúdio da emissora vibraram com a notícia.
Com essa afirmativa Zenóbio põe fim a uma expectativa que existia na cidade quanto à sua postulação ou não a prefeito. “Coloco meu nome à disposição dos companheiros porque tenho percebido essa vontade do povo pelas ruas de Guarabira”, afirmou ZT.

Toscano está completando trinta anos de vida pública. Ele foi eleito prefeito de Guarabira em 1982 e governou o município por seis anos e de lá para cá foi eleito deputado estadual por cinco mandatos consecutivos. Nas eleições de 2010 abriu mão da condição de candidato e colocou sua esposa, Léa Toscano, como candidata e ela foi eleita com grande votação. ZT estava como presidente da PBGás até o começo de junho e se desincompatibilizou para ter as condições de elegibilidade.
A convenção dos partidos oposicionistas deve acontecer até o dia 30 de junho, prazo limite dado pela Justiça Eleitoral para a homologação dos candidatos em convenções partidárias.
Nacola.net

Taxista Empreendedor Individual terá isenção de ICMS para compra de veículo





Os taxistas da Paraíba que se formalizaram como Empreendedores Individuais terão isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na compra de seus automóveis de passageiros para utilização como táxi. No final de maio, foi publicado o Decreto n° 32.987/12, assinado pelo governador Ricardo Coutinho, garantindo a isenção do imposto também para esses profissionais que se tornaram pessoa jurídica. Antes, o benefício da isenção atingia apenas os taxistas que trabalhavam como pessoa física.

“Tornar-se Empreendedor Individual (EI) traz inúmeros benefícios às pessoas que trabalham por conta própria”, disse o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alexandro Teixeira. Ele explicou que, ao se formalizar como empresário, na categoria de EI, o trabalhador registra um CNPJ, o que lhe permite emitir nota fiscal e prestar seus serviços ao poder público, por exemplo, além de ter todas as garantias da Previdência Social, como aposentadoria, auxílio doença e licença maternidade. Outras vantagens são os baixos custos de formalização e tributação.
 “A isenção dos impostos estadual (ICMS) e federal (IPI) para a compra de veículo já existia para o taxista. No entanto, quando ele se tornava Empreendedor Individual não ficava claro se ele teria que pagar o ICMS na compra do carro. Com o decreto, fica determinada essa isenção também para os EI”, completou Alexandro Teixeira.
Na Paraíba, há atualmente cerca de 33 mil Empreendedores Individuais, inseridos em mais de 450 atividades diferentes. Desse total de empreendedores, 180 são taxistas. De acordo com Alexandro Teixeira, com a isenção do imposto, esse número deve crescer.
O EI é uma categoria empresarial criada em 2010, na qual são enquadrados os empresários com faturamento anual de até R$60 mil e que possuem apenas um funcionário. O decreto do governo do Estado que beneficiou os taxistas foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 30 de maio deste ano e modificou o decreto n° 22.196/2001. De acordo com o artigo 1°, “a isenção aplica-se ao taxista Microempreendedor Individual”.

Vamos deixar de "muído" e não esqueçam que hoje é dia dos namorados!




Mensagem romântica para o dia dos namorados

Quando eu mais precisava de alguém, você surgiu, não nos conhecíamos não sabíamos da existência um do outro e mesmo assim, quando nossos olhos se cruzaram nossos corações foram invadidos pela a afinidade pela atração física, pelo carinho, senti que naquele momento, minha busca pela felicidade havia terminado, enfim te encontrei.

Hoje me vejo vivendo momento realmente especial, descobrindo que amar vale a pena, e que a vida pode ser verdadeiramente feliz, quero viver este sentimento bonito, e ter a certeza que fomos feitos um para o outro.

Porque de tudo que descobri ao seu lado, o que me deixa mais feliz e completo, é o fato de poder compartilhar com você parte do que sou e tudo que sinto, estamos procurando juntos um caminho,para seguir e podemos acreditar que tudo será maravilhoso, mas uma coisa você pode ter sempre certeza,
 qualquer que seja a situação, em todos os momentos estarei sempre ao seu lado.

Por quê?

Te amo muito…

Sapateiro não dá no couro e sua mulher fica pelada na rua

Babado: peladona chamou na chincha: "você não é homem pra dar conta disso tudo!"
nua-boda-boda-hg














O pessoal que mora perto do mercado Mogoga, em Gucha, no Quênia (África), nem precisou ligar na novela ontem. O barraco rolou na rua mesmo e os protagonistas foram o sapateiro e sua mulher, que trabalha em uma banca de frutas.

Tudo começou quando a mulher do sapateiro largou a barraquinha de frutas e saiu para tomar bons drinques com um outro cara. 

Não tardou até que o sapateiro fosse alertado pelo radar das fofoqueiras.

Sem pensar duas vezes, o sapateiro recolheu suas coisas, fechou a lojinha e partiu estalando os chifres para o lugar onde a sua mulher havia sido vista. 

Quando chegou lá, encontrou a mulher bebaça, se atirando nos braços de quem quisesse pegar e sendo conduzida para o interior de um veículo cor de carne.

Furioso, o sapateiro tomou a mulher nos braços, gritou que ela era sua mulher e quis saber o que ela estava indo fazer com outro homem àquela hora. 

No Quênia, há uma infinidade de "boda boda", que são uma mistura de motoboys e taxistas, uma vez que eles dirigem motos que funcionam como táxis.

Com o barraco instaurado atrás do mercado, todos os boda boda de Gucha correram pra ver o chifrudo do sapateiro dar uma prensa na periguete da sua mulher que, cansada de levar porrada, resolveu tomar uma atitude drástica: arrancou toda a roupa e ficou peladaça no meio da rua. 

Bêbada, pelada, apanhando do marido, a mulher ainda desafiou e ofendeu a masculinidade do sapateiro, dizendo que ele nem curte a fruta.

— Você nem é homem! Mesmo que eu tire toda a minha roupa, você não consegue fazer nada comigo. Eu só quero aquilo que é meu por direito.

A multidão rachou de rir da mulher da banca de frutas que, bêbada e nua, chamava o marido de frutinha. 

Aproveitando a confusão, a mulher se meteu na garupa de um boda boda e ordenou que ele seguisse o carro cor de carne de seu amante.

O sapateiro não desistiu e, na traseira de outro boda boda, partiu atrás da mulher, alcançando-a 500 metros adiante. A galera do deixa-disso teve que intervir levando a mulher para longe do marido que, sem ter mais o que fazer, reabriu a lojinha e voltou ao trabalho. 

Não se sabe ao certo se o casal voltou a se reunir depois do barraco, mas o que os motoristas de boda boda dizem é que a fruteira deu ouvido às mulheres erradas e fez uma feitiçaria para seu marido virar um touro na cama.

Fonte: R7

Modelo nua na torcida da Alemanha


O Portal de Bradenburgo, em Berlim na Alemanha, ficou ainda mais bonito durante a estreia da Alemanha, na Eurocopa, no último sábado. A modelo e DJ Micaela Schaefer apareceu para torcer pelos alemães de uma forma para lá de inusitada: sem roupa. A moça não teve pudores e pintou o corpo para incentivar o elenco alemão ao título. Os seios viraram verdadeiras bolas, já que o peitoral foi pintado como bola de futebol. Micaela é mais uma cria da escola de belas modelos da Alemanha. Além de desfilar a beleza pelas passarelas, a moça também se arrisca de DJ. A principal especilidade em cima das picapes é a falta de soutien. Isso mesmo, a modelo também ataca de DJ de topless.(GAZETAESPORTES.COM)
Micaela Schäfer
Micaela Schäfer

domingo, 10 de junho de 2012

Supergato de 9 quilos pode ganhar título de maior do mundo






Rupert tem três vezes o tamanho de um gato médio. Pesa 9 quilos e ainda está crescendo. Se o bichano mantiver o ritmo de crescimento poderá ganhar o título de maior gato de mundo. Preve-se que ele cresça normalmente e ganhe, pelo menos, mais cinco quilos e alcance um metro de comprimento. Não se trata de um animal obeso, mas de grande estatura. 

O felino de quase 3 anos, que mora na Austrália com a dona, já ganhou três vezes o título de gato do ano no país da Oceania. "Ele é um megamonstro e ainda não atingiu o seu máximo", disse um juiz do concurso, segundo o "Daily Mail".


Fonte: Fonte: Notícias Inusitadas / Daily Mail

Festa do Bode Rei, em Cabaceiras, atrai grande público de turistas na PB




A cidade de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, é conhecida no Brasil por ser considerada a cidade mais seca do país e pelo seu cenário para produção de filmes temáticos. Mas há algum tempo a cidade tem uma festa que já tomou grandes proporções e está chamando a atenção de turistas de todo canto. A 14ª edição da festa do Bode Rei acontece este fim de semana em Cabaceiras e deve atrair cerca de 50 mil visitantes.


O Bode Rei é na realidade um festival de caprinos e ovinos, que foi realizado incialmente para impulsionar os negócios da área na região e acabou se tornando uma grande festa, com muitas atrações para quem visita a 'roliúde nordestina', como é conhecida a cidade. A programação começou na sexta-feira (8) e termina neste domingo (10).
Festival tem artesanato, além de expofeira, culinária, shows, cidade cenográfica e competições.
Tudo na cidade gira em torno do bode. Existe uma programação toda especial para o festival e atividades que sempre envolvem o bode. O mais curioso são as competições nada convencionais realizadas durante a festa, como corrida de bode, futebol em que a bola é o bode e o tradicional pega bode, em que os competidores perseguem o animal na caatinga do Cariri.


















Outras atrações chamam a atenção de quem passa pelo local. Já que o foco do festival e da economia da cidade é o bode, todos os anos um animal da região é eleito rei, o que justifica o nome da festa. “Hoje ele é a celebridade, a estrela e todos os olhos se voltam para ele”, disse o operador de Marketing Fernando Leão, ao ver o bode rei de 2012.


O bode eleito a majestade deste ano é o Tartaruga, que pertence ao agricultor Adeilton Araújo. “Ele tem tratamento diferenciado, milho de primeira qualidade e súditos de prontidão”, brincou o contente dono do rei. Há ainda o concurso da maior cabra leiteira e até um desfile real pela cidade. Brincadeiras bem inusitadas que encantam quem vem de fora.


A pequena Keilane Silva, de 8 anos, esteve pela primeira vez na cidade e ficou encantada com todas as atrações. Os animais que estavam nos 60 currais prenderam a atenção da menina. Este espaço é o parque do bode rei, que foi montado para a expofeira, exposição em que os produtores negociam a compra e venda de animais, como bodes reprodutores e cabras leiteiras.


Durante os três dias, produtores da caprinovinocultura e turismo, técnicos, empresários e público expõem seus animais e produtos, fazem negócios e participam de cursos. José Nilo Pereira é produtor e até o sábado (9) já tinha comercializado 17 animais. “É uma maravilha para nós produtores e para quem vem curtir a festa. Cabaceiras está de parabéns pelo evento”, disse.


E se tudo é voltado para o bode, a comida regional também tem como base a carne bodística, com a tradicional buchada, ou os pratos mais inusitados, tapioca e até pizza de bode. O licor feito com leite de cabra também é bem apreciado. “Já comi três tipos de bode hoje aqui, o guisado, o assado e o bode na telha. É bom demais”, garantiu o comerciante Marcos Valério.


Ainda tem o artesanato para o turista levar uma lembrancinha e para os moradores ganharem uma renda extra com o trabalho. Tem até chapéu de bode, mas o vendedor afirma que ninguém quer colocar o chapéu por conta dos chifres. “O pessoal não entende que é uma homenagem à majestade e pensa logo que vai ser chamado de corno”, brincou o artesão que produz os chapéus, Evandro Sousa.


O lazer é o ponto alto do festival, com forró pé-de-serra, shows de bandas regionais e apresentação de grupos folclóricos. São cinco ambientes diferentes que tomam todo o centro histórico da cidade para a festa. A estrutura conta com palcos, camarotes, arquibancadas e 66 barracas e várias caixas de som espalhadas pelos postes tocando forró o tempo inteiro e relembrando as rádios comunitárias dos antigos vilarejos. As ruas ganham um ar cenográfico de vilas para receber os visitantes e justificam o nome de roliúde nordestina.


A organização estima que 50 mil pessoas visitem a cidade durante os três dias da festa do Bode Rei. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) a cidade tem pouco mais de 5 mil habitantes, apenas. Cabaceiras fica a 183 km da capital da Paraíba, João Pessoa, e o acesso à cidade é através da rodovia estadual PB-148.


Novidade
Esta edição tem pela primeira vez a cerimônia do casamento real entre o Bode Rei e a plebeia Cabrinha Leite. É uma apresentação diferente para 2000 pessoas. Sairá um cortejo como se fosse um desfile real pela cidade, com banda filarmônica, charretes e cavaleiros. Além disso, a festa conta com o concurso da maior cabra leiteira e a gincana do bode.


Programação deste domingo (10)
9h às 17h – Expofeira de Caprinos e Ovinos e Expofeira de Artesanato


Parque do Bode
9h30 – Gincana do Bode
12h – Concurso da Melhor Buchada
14h30 – Quadrangular de Futbode
15h – Pega Bode
17h – Desfile da Comitiva Real/Ruas da cidade
17h30 – Enceramento da Expofeira de Animais


Arraial Popular
10h – Apresentação do Grupo de Dança Os Cariris de Parari
11h às 18h – Arrasta-pé com bandas e trios de forró
12h – Cabacinhos Do Forró
14h – Forró da Elite
16h – Forrozão Chapéu de Palha
19h – Arrastão do Bode Rei com Jairo Madruga


Serviço
XIV Festa do Bode Rei
Quando: 8, 9 e 10 de junho
Onde: Cabaceiras, Cariri da Paraíba
Quanto: Entrada gratuita 



G1-PB