-->

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Polícia Civil do Pará abre novo concurso público com 670 vagas




O Diário Oficial do Estado publicou nesta sexta-feira (25) o novo edital do concurso público para provimento de 670 vagas na Polícia Civil do Pará. Os cargos de nível superior são para as carreiras policiais de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. As inscrições serão realizadas entre os dias 20 de fevereiro e 17 de março através do site da Universidade do Estado do Pará, com inscrições no valor de R$ 47,50. A data prevista para a realização da prova objetiva é dia 28 de abril.

Os candidatos que participaram do processo anterior e não solicitaram ressarcimento do valor da taxa estão com suas inscrições asseguradas, sem ônus. Porém, é necessário fazer um novo cadastro para registrar o interesse do candidato em participar do certame. Este pode desconsiderar o boleto emitido ao final da inscrição. Em caso de novas inscrições ou de candidatos que solicitaram ressarcimento, deve-se fazer o procedimento normal.

A seleção visa o provimento efetivo de 150 vagas para a classe inicial (Classe A) do cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará, 250 para investigador, 250 para escrivão e 20 para o cargo de papiloscopista.

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada em seis municípios do estado: Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. As demais subfases da primeira etapa serão realizadas em Belém. A segunda etapa corresponde ao curso técnico profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Polícia Civil do Estado do Pará, a ser realizado e ministrado pela Academia de Polícia Civil/IESP, em suas instalações em Marituba, na região metropolitana de Belém.



G1

PM detém três e evita esquartejamento de integrante de facção em Sapé


O trio mora na cidade de João Pessoa e, de acordo com a Polícia Militar, integra a facção ‘Al Qaeda’
Internet
Companhia de Sapé
Policiais militares da Companhia de Sapé, Zona da Mata paraibana, conseguiram evitar um esquartejamento na tarde desta quinta-feira (24), de um jovem integrante da facção criminosa ‘Estados Unidos’. Um maior e dois menores de idades foram detidos em flagrante com dois revólveres calibre 38 e um facão.
De acordo com o capitão Ismael Cunha Lima, comandante do policiamento da cidade, policiais estavam fazendo ronda pelo bairro Mutirão quando perceberam três jovens em atitude suspeita.
Os policiais interceptaram suspeitos e ao perceberam aproximação da viatura, eles correram, mas foram pegos com os objetos ilícitos. “Estávamos fazendo uma ronda de rotina conforme determinação do comando geral quando os policiais avistaram o trio em atitude suspeita. Ao serem pegos, eles confirmaram durante depoimento que estavam na cidade há um dia para matar um jovem conhecido como ‘Diego’ e esquartejá-lo”, revelou o capitão.
Ainda segundo o capitão, os detidos informaram que se caso a família do jovem tentasse evitar o crime, seria morta e esquarteja. O trio mora na cidade de João Pessoa e, de acordo com a Polícia Militar, integra a facção ‘Al Qaeda’.
Os acusados foram encaminhados para a Delegacia de Sapé. Participaram da ação o sargento Gilvanisio, os cabos dos Santos, Vieira e Ronilson e os soldados Júlio e Renato.

Da Redação com, Portal Correio.

1,1 milhão de paraibanos terão desconto mínimo de 18,1% nas contas de energia; Energisa divulgará cronograma

A equipe técnica da Energisa vai divulgar nesta sexta-feira (25) o cronograma de aplicação da redução, que começa mesmo a partir do final de fevereiro.

Internet
Conta de energia
A Energisa vai aplicar o desconto mínimo de 18,01% no valor da tarifa de energia elétrica na Paraíba. Nesta quinta-feira (24), a Aneel divulgou o percentual de desconto para cada uma das 63 distribuidoras de energia no País. No total, serão beneficiados 1,1 milhão de consumidores paraibanos residenciais (baixa tensão) com o plano de barateamento de energia do governo federal.
A equipe técnica da Energisa vai divulgar nesta sexta-feira (25) o cronograma de aplicação da redução, que começa mesmo a partir do final de fevereiro. O número de clientes industriais beneficiados é de 5.185, com redução de até 32%.
Os clientes da distribuidora Nova Palma Energia, que atende a 14,5 mil unidades consumidoras em nove cidades da região central do Rio Grande do Sul, foram beneficiados com o maior corte na tarifa, de 25,94%.
Segundo a Aneel, o desconto só começa a valer mesmo quando a entrada em vigor do plano completar um mês. Cada distribuidora tem uma data diferente para a leitura dos relógios que marcam o consumo de energia e o fechamento da conta.
De acordo com a Aneel, a variação no desconto representa o fim da cobrança de encargos na conta de luz para subsidiar programas do governo federal, entre eles os de financiamento para geração de energia por fontes alternativas e outros que atendiam agricultores.

O valor dos subsídios era dividido entre os consumidores da distribuidora onde os recursos eram aplicados. A partir dessa quinta, eles deixam de incidir sobre a conta de luz e vão passar a ser custeados com recursos do Orçamento da União, via Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). De acordo com o governo, a redução nas contas de luz dos brasileiros vai custar, em 2013, R$ 8,46 bilhões aos cofres do Tesouro Nacional
O percentual de desconto para distribuidora de energia:
EBO ( Energisa Borborema) - 18,00%
EPB ( Energisa Paraíba) - 18,01%

 Por Janaína Araújo

Engenheiro morre apó perder o controle e capotar veículo em 'curva da morte' na PB-361

O engenheiro não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do atendimento médico.

O engenheiro agrônomo Gerardo Marques Evangelista, 64 anos, morreu nesta quinta-feira (24), após um acidente automobilístico no Sertão paraibano. A vítima havia saído do município de Ibiara em direção a Itaporanga, onde residia, quando perdeu o controle do carro em uma curva conhecida como 'da morte', na PB-361.
Local do acidente
Foto: Local do acidente
Créditos: Diamante OnLine
O Engenheiro conduzia um veículo Fiat UNO de cor prata, quando perdeu o controle e capotou o carro. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), ainda foi acionada, no entretanto, o engenheiro não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do atendimento médico. 

Da Redação com, Portal Correio

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Casal de irmãos mata tio com golpe de faca no centro de Pombal




Um crime bárbaro chocou moradores da cidade de Pombal, na manhã desta quarta-feira, 23, onde um casal de irmãos matou um tio com golpes de faca.

Segundo relato policial o crime aconteceu após uma discursão entre a senhora AnaPaula de Andrade dos Santos, 28 anos, casada, Domestica residente no conjunto Janduy Carneiro (Populares), em Pombal e o senhor João Batista da Silva, 41 anos, casado, agricultor, residente, a Rua São Sebastião, no bairro dos Pereiros na cidade de Pombal.
Segundo a Polícia Militar, após o bate-boca, os dois entraram em briga corporal, ao perceber o que acontecia o irmão de Ana Paula, Francisco de Assis das Chagas Andrade, 34 anos, solteiro, servente, residente no conjunto Janduy Carneiro, veio e agrediu João Batista com um capacete que atingiu a cabeça da vítima.

Ainda conforme relato policial, João Batista, sacou uma faca e partiu pra cima de Francisco de Assis, o atingido no rosto. Após o golpe a faca caiu, foi quando Ana Paula pegou a faca e desferiu um golpe nas costas de João Batista.

A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Regional de Pombal, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A PM realizou diligencias e de imediato localizou e prendeu os irmãos Ana Paula e Francisco de Assis, que foram conduzidos para Delegacia de Pombal para as medidas cabíveis.

O corpo de João Batista foi encaminhado ao IML da cidade de Patos, onde será submetido a pericia e posteriormente será entregue a família para sepultamento. João Batista era tio dos acusados.

Fonte: henio wanderley - liberdade 96 fm
foto: dayana trigueiro