-->

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

1,1 milhão de paraibanos terão desconto mínimo de 18,1% nas contas de energia; Energisa divulgará cronograma

A equipe técnica da Energisa vai divulgar nesta sexta-feira (25) o cronograma de aplicação da redução, que começa mesmo a partir do final de fevereiro.

Internet
Conta de energia
A Energisa vai aplicar o desconto mínimo de 18,01% no valor da tarifa de energia elétrica na Paraíba. Nesta quinta-feira (24), a Aneel divulgou o percentual de desconto para cada uma das 63 distribuidoras de energia no País. No total, serão beneficiados 1,1 milhão de consumidores paraibanos residenciais (baixa tensão) com o plano de barateamento de energia do governo federal.
A equipe técnica da Energisa vai divulgar nesta sexta-feira (25) o cronograma de aplicação da redução, que começa mesmo a partir do final de fevereiro. O número de clientes industriais beneficiados é de 5.185, com redução de até 32%.
Os clientes da distribuidora Nova Palma Energia, que atende a 14,5 mil unidades consumidoras em nove cidades da região central do Rio Grande do Sul, foram beneficiados com o maior corte na tarifa, de 25,94%.
Segundo a Aneel, o desconto só começa a valer mesmo quando a entrada em vigor do plano completar um mês. Cada distribuidora tem uma data diferente para a leitura dos relógios que marcam o consumo de energia e o fechamento da conta.
De acordo com a Aneel, a variação no desconto representa o fim da cobrança de encargos na conta de luz para subsidiar programas do governo federal, entre eles os de financiamento para geração de energia por fontes alternativas e outros que atendiam agricultores.

O valor dos subsídios era dividido entre os consumidores da distribuidora onde os recursos eram aplicados. A partir dessa quinta, eles deixam de incidir sobre a conta de luz e vão passar a ser custeados com recursos do Orçamento da União, via Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). De acordo com o governo, a redução nas contas de luz dos brasileiros vai custar, em 2013, R$ 8,46 bilhões aos cofres do Tesouro Nacional
O percentual de desconto para distribuidora de energia:
EBO ( Energisa Borborema) - 18,00%
EPB ( Energisa Paraíba) - 18,01%

 Por Janaína Araújo

Nenhum comentário: