-->

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Juíza indefere registro de candidatos e determina nova eleição em Esperança



A juíza da 19ª Zona Eleitoral, Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga indeferiu nesta quarta-feira (14) o registro dos dois candidatos a prefeito que disputaram a eleição no último dia 7 de outubro na cidade de Esperança, no Agreste da Paraíba. Com a decisão a juíza determinou o prazo de 40 dias ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) para realização de nova eleição no município.

A determinação pode ser recorrida no Regional pelos então candidatos Anderson Monteiro (PSC) e Nilber Almeida (PSB). Anderson Monteiro venceu o pleito com 50,93% dos votos válidos contra 49,07% do segundo colocado Niber Almeida.

Anderson Silva teve o registro indeferido pelo TRE-PB por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Nas vésperas da eleição o pai, deputado estadual Arnaldo Monteiro (PSC), entrou na disputa em substituição ao filho. Na decisão desta quarta, a juíza entendeu que o candidato era inelegível por uma condenação por irregularidades em doação para a campanha.

Já Niber Almeida que também concorreu ao pleito já nas vésperas da votação, em substituição ao tio, o atual prefeito de Esperança Nobson Almeida (PSB), teve a o registro cassado com base na Lei da Ficha Limpa.

Portal Correio

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ministro do TSE diz que Cássio não pode ser candidato em 2014



O senador Cássio Cunha Lima não terá como ser candidato a governador em 2014, por causa da Lei da Ficha Limpa. Pelo menos esse foi o entendimento do ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral, que participou de seminário realizado em João Pessoa, organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
 
Em entrevista ao jornalista Lenilson Guedes, Versiani explicou que, com atual composição do TSE e o entendimento que o ministro daquele Corte têm a respeito da aplicação da Lei da Ficha Limpa, “o senador Cássio Cunha Lima não poderá ser candidato a governador nas eleições de 2014, pois estará impedido legalmente de disputar”.
 
Versiani entende que, pelo fato de ter sido cassado duas vezes pelo TRE (Caso Fac e uso do jornal A União, na eleição de 2010), o senador tucano não poderá ser candidato, pois estará atingido diretamente pela Lei da Ficha Limpa. A lei, como se sabe, prevê uma inelegibilidade de oito anos, contando do final do mandato em que foi cassado.
 
Nos últimos dias, em várias entrevistas à Imprensa, o senador tucano afirmou que, apesar de reconhecer que a palavra final será da Justiça, entende que poderá ser candidato em 2014. Agora, com esse parecer do ministro Arnaldo Versiani, pelo visto, vai ficando evidente que o senador pode até achar diferente, mas a legislação conspira contra seu entendimento.
 
O seminário de Aprimoramento Eleitoral – Eleições 2012, realizado na Estação Ciência, envolve todos os juízes e promotores eleitorais do Estado, para tratar de assuntos ligados ao Pleito Eleitoral de 2012. Além de Versiani, o evento tinha programado a presença da Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
JP Online

Banda Magníficos é atração do aniversário de Guarabira, dia 26




O prefeito em exercício, José Agostinho, anunciou, na manhã desta segunda-feira (12), a programação de aniversário do município de Guarabira, que comemora a data no próximo dia 26. A atração principal será a banda Magníficos, que se apresenta em praça pública a partir das 22h.
Além da atração musical, no dia 26 haverá também mais um encontro de bandas marciais e de fanfarras. O evento ocorre a partir das 15h. Na parte da noite, às 20h, a Prefeitura de Guarabira inaugura o recapeamento asfáltico das avenidas Pedro II e Rui Barbosa no centro comercial da cidade.
O prefeito José Agostinho anunciou ainda inaugurações de obras a serem entregues à população guarabirense na semana que antecede o dia 26 de novembro, data de emancipação política do município de Guarabira.
A entrevista de José Agostinho (Josa da Padaria) foi dada ao programa Correio da Manhã (Rádio Guarabira FM).

Da Redação

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bebê de um ano sofre descarga elétrica e morre em casa em distrito de Guarabira



Um acidente resultou na morte de um bebê de um ano de idade na manhã desta segunda-feira (12), no distrito de Cachoeira dos Guedes, em Guarabira.

Segundo informações, Paulo Henrique da Silva Firmino estava perto da mãe quando pegou no fio desencapado de uma extensão e sofreu uma descarga elétrica. Ela não pôde evitar o acidente por que estava lavando a roupa, mas ao escutar o grito do filho prestou socorro de imediato.

O pai da criança estava trabalhando quando recebeu a notícia. Os vizinhos também tentaram socorrer o pequeno Paulinho junto à mãe. Ele foi levado para a UPA, mas não resistiu e faleceu.



Nordeste 1