-->

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Índio paraibano participa de reunião com ministros em Brasília



O capitão José Siríaco de um tribo potiguara da Baía da Traição, Litoral Norte paraibano, vai participar de um encontro, nesta terça-feira (19), com os ministros da Saúde e Justiça em Brasília. O encontro integra a programação de celebração do Dia do Índio. A própria presidenta Dilma Rousseff (PT) também era esperada mas não participou.
Os anfitriões da reunião foram os ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o presidente da Funai, Márcio Meira (na foto), que receberam representantes da Comissão Nacional de Política Indigenista.
Os membros da tribo paraibana informaram ao Paraíba1 que indígenas de várias partes do país participam do encontro. José Siríaco vai apresentar uma proposta para restruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e ainda a alterações na Secretaria Especial de Saúde Indígena.
Dia do Índio
O dia do índio foi escolhido internacionalmente em 19 de abril de 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado na cidade Patzcuaro no México, com uma efetiva participação de comunidades indígenas.
O objetivo do congresso foi debater assuntos relacionados às sociedades indígenas de cada país. Foram convidados representantes de todos os países do continente americano.
No Brasil, a data somente foi instituída em 19 de abril de 1943, devido aos apelos e intervenções formulados pelo Marechal Rondon, e no governo do Presidente Getúlio Vargas, foi promulgado o Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943 que o tornava obrigatório. (Funai).

Nenhum comentário: