-->

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

82 cidades da Paraíba terão academias populares para prática de exercícios; Araçagi está na lista


O Programa Academia da Saúde que estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer contemplará 78 municípios paraibanos. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira, 3.
Em todo o Brasil, foram selecionados dois mil polos do Programa que serão instalados em 1.828 municípios. Para a Paraíba, serão destinadas 82 unidades, em 78 municípios.
“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro.
Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT.
Lançado em agosto, o Programa Academia da Saúde tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica.
SEDENTARISMO E OBESIDADE – De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho.
A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.
A pesquisa revelou também que quanto menor a renda da família, menor o número de praticantes de atividades físicas, o que mostra a importância de investir em espaços que promova m atividade física para ampliar o acesso da população de baixa renda.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana.
Veja na tabela abaixo os municípios contemplados com as Academias da Saúde:
UF
MUNICÍPIO
Qtde_polos
PB
Água Branca
1
PB
Alagoa Grande
1
PB
Alagoinha
1
PB
Alhandra
1
PB
Araçagi
1
PB
Araruna
1
PB
Aroeiras
1
PB
Bananeiras
1
PB
Baraúna
1
PB
Barra De Santa Rosa
1
PB
Bernardino Batista
1
PB
Boa Vista
1
PB
Boqueirão
1
PB
Caaporã
1
PB
Cabaceiras
1
PB
Cabedelo
1
PB
Cacimbas
1
PB
Cajazeiras
1
PB
Cajazeirinhas
1
PB
Caldas Brandão
2
PB
Campina Grande
1
PB
Carrapateira
1
PB
Casserengue
1
PB
Catolé Do Rocha
1
PB
Coremas
1
PB
Cuité
1
PB
Damião
1
PB
Diamante
1
PB
Dona Inês
1
PB
Duas Estradas
1
PB
Esperança
1
PB
Fagundes
1
PB
Gado Bravo
1
PB
Guarabira
1
PB
Ibiara
1
PB
Imaculada
1
PB
Ingá
3
PB
João Pessoa
1
PB
Juru
1
PB
Livramento
1
PB
Mãe D'água
1
PB
Manaíra
1
PB
Mataraca
1
PB
Matinhas
1
PB
Maturéia
1
PB
Mogeiro
1
PB
Natuba
1
PB
Nazarezinho
1
PB
Olho D'água
2
PB
Patos
1
PB
Paulista
1
PB
Pedro Régis
1
PB
Piancó
1
PB
Picuí
1
PB
Pilar
1
PB
Poço Dantas
1
PB
Pombal
1
PB
Queimadas
1
PB
Remígio
1
PB
Riachão
1
PB
Salgado De São Félix
1
PB
Santa Cruz
1
PB
Santa Luzia
1
PB
Santana De Mangueira
1
PB
Santo André
1
PB
São João Do Tigre
1
PB
São José Da Lagoa Tapada
1
PB
São José Dos Ramos
1
PB
Sapé
1
PB
Seridó
1
PB
Serraria
1
PB
Sobrado
1
PB
Sossêgo
1
PB
Sousa
1
PB
Sumé
1
PB
Tacima
1
PB
Uiraúna
1
PB
Umbuzeiro
1

R7

Nenhum comentário: