-->

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Técnicos da Aeronáutica chegam a Campina e iniciam estudos para instalar ILS no aeroporto


O gerente de Projetos em Auxílios à Navegação do Ciscea, Jorge Kushikawa, afirmou que a instalação do equipamento ILS no aeroporto João Suassuna já está assegurada
Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de arquitetura, telecomunicações, eletricistas e engenheiros eletrônico, civil e de tráfego aéreo, chegou nesta segunda-feira, 12, em Campina Grande para iniciar os estudos preliminares sobre as condições técnicas do Aeroporto João Suassuna, e áreas próximas, objetivando a instalação do equipamento ILS (sigla em inglês para Instrument Landing System), que permite o pouso e decolagem de aeronaves em situações meteorológicas adversas. A equipe, que ficará no município até a próxima sexta-feira, 16, pertence à Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) uma Organização do Comando da Aeronáutica, subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
A equipe chegou ao aeroporto João Suassuna por volta das 15h e foi recebida pelo secretário executivo da Prefeitura de Campina Grande, Hermano Nepomuceno, que na ocasião representou o prefeito Veneziano Vital do Rêgo. O prefeito campinense ressaltou que a vinda da equipe do Ciscea, ao município, foi intermediada pelo senador Vital do Rêgo, que desde a época em que exercia mandato como deputado federal reivindicava aos órgãos da Aviação Civil brasileira a realização de estudos de viabilidade técnica para conseguir o benefício para o Aeroporto de Campina Grande.
 
O gerente de Projetos em Auxílios à Navegação do Ciscea, Jorge Kushikawa, afirmou que a instalação do equipamento ILS no aeroporto João Suassuna já está assegurada. Entretanto, são indispensáveis os estudos preliminares para analisar o que existe no aeroporto e no seu entorno, a exemplo de construções, edifícios, equipamentos de alta e baixa tensão e redes aéreas, entre outros, que necessitam ser conhecidos antes de desenvolver o projeto definitivo para viabilizar a instalação do equipamento. Segundo Kushikawa, é necessário conhecer o que existe no local e áreas próximas à instalação do ILS para saber se algo poderá afetar o uso do equipamento.
O equipamento ILS é dividido em três mecanismos. Um deles é o Localizer, um localizador posicionado ao final da via, responsável por informar à aeronave qual o eixo em que se encontra a pista. Outro é o Glide Slope, cuja finalidade é fornecer o ângulo de planeio correto durante uma aproximação para realizar a aterrissagem. Com o ILS as aeronaves poderão pousar e decolar com maior segurança porque o equipamento reduz a invisibilidade em condições adversas do tempo. Outra vantagem é a diminuição do teto para a aeronave operar. Com o ILS as nuvens podem estar a 60 metros de altura que os pousos poderão acontecer.
Com o equipamento poderá ser ampliado o número de voos para a cidade, visto que será oferecida uma maior segurança e melhores condições de pouso e decolagem em períodos chuvosos ou nublados. Para a implantação do equipamento em Campina Grande, serão investidos cerca de R$ 8 milhões.

Nenhum comentário: