-->

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Em entrevista, Xand diz que apoio de Ivete não foi essencial para sucesso da banda




Coluna Holofote: É difícil ser banda de forró no verão, ainda mais de Salvador?
Xand: Muito pelo contrário! Nossa agenda está cheia.

Solange Almeida: Pra gente dá no mesmo. Pra gente não tem essa. A gente está em janeiro, no verão e nós temos fechado quantos… Pronto! A gente começa agora. Depois do dia 31, que nós tocamos no Ceará, nós tivemos apenas cinco dias de folga, até hoje. Então, de amanhã até o dia 16 a gente vai fazer show todos os dias.

CH: Solange, você tem vindo bastante a Salvador nos últimos tempos, tem dado canja nos ensaios, o Aviões do Forró tem um bloco no Carnaval de Salvador. Passa pela cabeça de vocês fazer um ensaio de verão na cidade, ou um ´esquente´ para a folia?

Solange Almeida: Caramba! Seria bom. Mas cadê a agenda para fazer isso? Não tem. Porque, é como eu disse a você: a agenda está intensa. Aí, o último show, a gente vem, no dia 6 de fevereiro para fazer com o Harmonia e depois a gente vai para a Europa.

Xand: Eu não estou sabendo disso, não. Eu pensei que a gente ia para a Europa em 2013 (risos).

Solange Almeida: Ah! Mas você sabia que ia tocar com o Harmonia?! Ele sabia, sim, esse descarado.
CH: Pois é. Quer dizer que você agora são internacionais? Vão lançar DVD na Europa?

Xand: É. Não é a primeira vez. Nós já temos CD espalhado nos Estados Unidos, na Europa e o DVD vai ser lançado lá pela Som Livre, devido a procura pelo DVD. A gente vai lançar nos Estados Unidos e na Europa agora.

CH: E como é isso? Vocês gravaram algum DVD em inglês?
Xand: Não. Quando a Beyoncé vem para cá com o DVD dela, ela não faz nada em português. Então, a gente também tem que falar português e o pessoal lá tem que nos ouvir em português.

Solange Almeida: Até porque, é o momento da gente levar nossa cultura para lá, realmente. O povo não gostou assim? Não gosta assim? Hoje Aviões é uma das bandas – e por que não dizer a banda mais executada hoje nos países da Europa e Estados Unidos.

CH: Quando Aviões do Forró surgiu com esse forró diferenciado, ´elétrico´, o público abraçou. Mas vocês acham que o apoio de Ivete Sangalo foi fundamental para o ´boom´ que a banda viveu e vive até hoje?
Solange Almeida: Eu acho que… Fale, Xand… fale você, que depois eu falo (risos).

Xand: Não. Primeiro que a Ivete só veio conhecer a gente porque a gente fazia sucesso. Eu acho que é por aí. Se a gente não fizesse sucesso, a Ivete não conheceria a gente. Ela não é nossa amiga porque a gente faz sucesso, ela é nossa amiga porque ela gosta da gente, gosta da banda, mas ela veio conhecer a banda porque a banda já fazia sucesso.

Quando a Ivete veio conhecer a gente, a gente já tinha feito Faustão duas vezes, já tínhamos ido na Hebe, já tínhamos feito tudo quanto é programa de televisão nacional. Então, a gente já era conhecido no Brasil, já tínhamos ido para fora, já. Então, a Ivete conheceu a gente porque a gente fazia sucesso.

Solange Almeida: Pronto. Disse tudo já.

CH: E esse caso de amor que vocês têm pela Bahia e vice-versa?
Xand: A Solange é baiana, né? Então, já é meio caminho andado.

Solange Almeida: Mas você sabe que o estado que mais demorou para nos aceitar foi a Bahia?! Foi o que mais demorou, embora a gente tenha feito nosso primeiro São João, em 2003, todo na Bahia. Nós fizemos 12 shows na Bahia, em 2003. Mas a Bahia foi o estado mais resistente ao Aviões. Foi o que demorou mais a pegar e hoje, é um dos estados que mais curte nosso som.

CH: Mas porque você acha que isso aconteceu?
Solange Almeida:Não sei. Não sei explicar o porquê. Não sei explicar. O que eu sei é que foi assim. Aqui e em Sergipe, não foi Xand? E hoje é um dos estados – assim, a aceitação é no Brasil todo, graças a Deus e a gente só tem a agradecer a Deus pelo Brasil inteiro gostar da gente, onde a gente vai -, a Bahia é um dos lugares, é difícil até falar, até comentar porque (emoção)… Veja o DVD.

As imagens do DVD falam tudo. Foi lindo! E hoje, aonde quer que a gente vá, qualquer show que a gente faça, qualquer apresentação que a gente vá fazer ou que seja participação, seja lá o que for, é loucura pura, é um caso de amor, realmente.

CH: Por falar em caso de amor… Solange está apaixonada por Salvador ou por um soteropolitano?

Xand: É um caso de amor, literalmente.

Solange Almeida: (risos) Os dois.

CH: Você está namorando Wagner Miau, que é empresário da banda Filhos de Jorge. Por isso, que quero saber, na sua opinião, quem vai ser a revelação do Carnaval de Salvador 2012: Filhos de Jorge ou Filhos de Bell?

Solange Almeida: Pôôôôôxaaaa!!! Aí você me deixou numa sinuca de bico. Agora você me pegou. Não faça isso comigo, não. Por que não dizer as duas bandas?
CH: Porque nessas premiações só pode escolher uma banda…

Solange Almeida: Pô, você está me sacaneando, porra.

Xand: Agora eu também quero saber, bora…

Solange Almeida: Ah, não! Não posso falar. São dois grandes talentos e eu seria injusta. Aí você me pegou, né não? Ela me deixou numa sinuca de bico. Ô, Fernanda… Não faz isso!

CH: Pra fechar, Miau é gatinho ou tigrão?

Solange Almeida: (gargalhadas)

Xand: Eu quero ver se ela vai fugir disso. Vai ter que responder…

Solange Almeida: Minha filha, o que eu posso te dizer, com certeza, é que eu sou a tigresa dele. Eu sou uma tigresa de unhas negras… (risos).
BN Holofote

Nenhum comentário: