-->

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Paraíba registra 281 casos de AIDS em 2011; Governo vai criar rede de cuidados Integral no Estado




Paraíba registra 281 casos de AIDS em 2011; Governo vai criar rede de cuidados Integral no EstadoDados da Secretaria de Estado da Saúde, (SES) apontam que em 2011 foram diagnosticados 281 casos de AIDS na Paraíba, sendo 199 em pessoas do sexo masculino e 82 do sexo feminino. Ainda segundo a SES, no ano passado foram registrados 110 óbitos, dos quais 78 foram pessoas do sexo masculino e 32, do feminino. De 1º de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, foram diagnosticados 14 casos de AIDS em homens e três em mulheres.

Uma das medidas de combate e prevenção a doença anunciada pelo Governo do Estado é a criação de uma rede de cuidados integral, humanizada, interiorizada e regionalizada para as DST/Aids e hepatites virais. Essa ação faz parte da Programação de Atividades e Metas (PAM-2012) da Gerência Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais da SES. O documento foi apresentado esta semana durante uma reunião do Conselho Estadual de Saúde.

De acordo com a gerente operacional de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Pereira de Lucena, por meio dessa rede, o Governo do Estado vai atuar na promoção e prevenção da assistência, de forma inovadora e articulada, com as Gerências Regionais de Saúde, na promoção de melhorias na qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar esses objetivos, serão realizadas campanhas, oficinas, reuniões, capacitações, aquisição e distribuição de material educativo, de preservativos e outros insumos, além de outras ações e serviços de caráter educativo e preventivo.

“O nosso objetivo é melhorar a assistência, o diagnóstico e o tratamento para os portadores de HIV/Aids e Hepatites Virais”, afirmou Ivoneide Lucena. Ela explicou que o PAM é dividido em quatro eixos: Promoção, Prevenção e Proteção; Diagnóstico, Tratamento e Assistência; Gestão, Desenvolvimento Humano e Institucional; e Parcerias com Organizações Sociais.

Panorama da Aids na Paraíba – De acordo com dados da SES, em 2011 foram diagnosticados 281 casos de Aids na Paraíba, sendo 199 em pessoas do sexo masculino e 82 do sexo feminino. Ainda segundo a SES, no ano passado foram registrados 110 óbitos, dos quais 78 foram pessoas do sexo masculino e 32, do feminino. De 1º de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, foram diagnosticados 14 casos de Aids em homens e três em mulheres.


Fonte: Secom-PB

Nenhum comentário: