-->

terça-feira, 27 de março de 2012

São João 2012 na Paraíba não Terá Forró de Plástico, Garante o Secretário Chico Cesar



O Secretário de Cultura da Paraíba Chico César garantiu que no São João 2012 o Governo do Estado não irá (mais uma vez) apoiar atrações de ‘plástico’.
Ele revelou que no São João 2012 os municípios que quiserem contratar atrações como as bandas Aviões do Forró e Garota Safada não vão contar com o apoio do Estado.
‘Elas não podem fazer a conta e mandar para o Estado’, afirmou Chico César.
‘Nada contra esses grupos, mas eles já têm o seu espaço. Nós iremos investir na cultura de raíz’, afirma o secretário, que surpreendeu com a declaração de que poderia participar de “dueto” com as bandas de “plástico”.
“Subiria ao palco com Aviões do Forró de graça, mas o Estado não pode bancar isso”, disse.
Qualidade versus quantidade
O cantor e compositor paraibano se referiu ainda a festa de réveillon em 2009, realizada na Orla da Capital paraibana, quando a Prefeitura contratou o Buena Vista Social Club – tradicional banda de jazz cubana.
O show contou com a “concorrência” dos paraenses Calipso, contratado pelo Estado, então administrado pelo ex-governador José Maranhão.
Uma multidão prestigiou o evento estadual. Mas Chico Cesar disse que não considerou o reveillon municipal um fiasco.
“Trata-se de uma questão de qualidade versus quantidade”, comparou.
Além de elitar os eventos públicos, desde que assumiu o cargo de diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Chico César causa polêmica por sempre se posicionar contra a contratação de bandas conhecidas popularmente como ‘forró de plástico’.
Segundo ele, as bandas já possuem reconhecimento do público e por isso deve-se dar oportunidade as demais atrações consideradas ‘tradicionais’.
“Precisamos investir na cultura daqui – precisamos dar oportunidade do povo ver e ouvir a arte local”, conclui.

Nenhum comentário: