-->

domingo, 11 de março de 2012

Sinistro! “Zumbificação” Os Mortos Andam De Verdade Na Indonésia



Há tempos eu ouvi falar de um processo chamado "zumbificação". Para mim era apenas uma lenda… até ver isso… Na Indonésia (especialmente em Toraja), um cadáver é acordado deixando-o que ande a pé até seu túmulo (é raro, mas ainda é realizado). O cadáver é acordado usando magia negra. Isso é feito em Toraja porque as sepulturas ou cemitérios são colocadas em montanhas calcárias (o que conserva melhor os corpos). O corpo anda por si só, e é orientada por um especialista em magia negra que fica atrás dele. Mas existe uma proibição, o cadáver não deve ser nomeado. Uma vez que comandado o cadáver cai e não é capaz de andar novamente.Confira os vídeo e fotos.


Wade Davis descobriu a fórmula da droga que produz a “zumbificação” e a levou aos Estados Unidos para submetê-la a testes. Mas não é apenas isso. Davis penetrou na mística de uma sociedade primitiva, situando a “zumbificação” em seu contexto apropriado, no âmbito da cultura vodu, e acabou por dar-se conta de que a história do vodu é a história do Haiti, desde as origens africanas até os dias de hoje. Confira o vídeo.

Além desse vídeo, encontrei outro muito interessante sobre esse assunto (também em espanhol).

Zumbificação

Zumbificação, no Haiti esse é o nome dado ao charlatanismo que os Bocós (nome dado aos sacerdotes voodoo), se fazem valer para ganhar admiração e respeito do povo. Aplicam uma dose de tetrodotoxina (ou “toxina do baiacu”) em algum voluntário que para qualquer leigo apresentará os sinais de morte, pois a toxina reduz drasticamente o ritmo cardíaco e a pulsação. Dentro de um prazo determinado é administrado o antídoto para esta "morte" e assim que a pessoa volta do efeito da droga. A pessoa depois de ressuscitada e retirada do túmulo, permanece em estado catatônico devido aos efeitos colaterais que a falta de oxigenação provoca no cérebro, e por isso as pessoas realmente parecem zumbis.

Em um blog indiano Mell Blue o autor disponibiliza mais imagens e aponta evidências que comprovam que as imagens apresentadas na verdade não mostram o ritual citado no início do texto, mas sim parte de uma tradição chamada Ma’nene, uma espécie de homenagem aos ancestrais que morreram. Durante esta tradição os corpos de membros das famílias que morreram há muito tempo são desenterrados e as roupas destes são trocados como uma forma de homenagem a eles. Confira as imagens adicionais que mostram essa tradição:

Verdade ou Mentira?


Mas voltando a primeira foto acima, pode-se pensar que trata-se de um cadáver enrijecido pela mumificação provocada pelo calcário, que está ali parado em pé exatamente pelo enrijecimento. O homem de vermelho deve ser um familiar que estaria limpando o cadáver. Repare que na foto tem, além da câmera usada para tirar a foto, um celular filmando, não seria mais comprovador terem postado um vídeo?

Fonte: Recebido por e-mail

Adaptações: netcina.com

Nenhum comentário: