-->

domingo, 3 de junho de 2012

Obras de revitalização suspendem visitas ao Vale dos Dinossauros, em Sousa


 As visitas ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa, estão temporariamente suspensas. A Coordenação do Projeto de Revitalização do local explicou que o acesso a um dos principais destinos turísticos da Paraíba está interditado devido às obras de revitalização. Como prometido, o governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviço para início da reforma, durante a Plenária do Orçamento Democrático Estadual em Sousa, no último dia 20 de maio.

As obras de recuperação do museu, passarelas, casa da sede e quiosques do Parque Vale dos Dinossauros representam um investimento de R$ 652.734,42. O plano consiste em revitalizar a unidade de conservação que abriga uma das mais significativas amostras de pegadas fossilizadas de dinossauros de todo o planeta.

No momento, o museu e as passarelas que dão acesso às históricas pegadas dos dinossauros, estão sendo reformadas. Segundo o coordenador de Estudos Ambientais da Sudema e do Projeto de Revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros, Jerônimo Villas-Boas, a interdição irá perdurar inicialmente por um mês. "Após esse prazo, haverá reunião junto à Sudema e Suplan para sabermos se o período será estendido”, afirmou o coordenador.

O projeto de revitalização é coordenado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e surgiu por meio de convênio celebrado com a Petrobras. As obras estão sendo executadas pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan).

Projeto e histórico – As principais intervenções se aplicarão na revitalização do museu, das passarelas, dos quiosques e da casa de apoio ao pesquisador, devolvendo dignidade a um dos maiores patrimônios do Brasil. O projeto arquitetônico contempla todas as diretrizes de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

As melhorias no Vale dos Dinossauros inclui área de urbanização e estacionamento, reforma do auditório, e aquisição de móveis e equipamentos, entre outros benefícios. A revitalização abrange ainda ações de capacitação para a população nas áreas de paleontologia e identificação de pegadas de dinossauros.


Secom-PB/portal paulista online

Nenhum comentário: