-->

domingo, 15 de julho de 2012

‘Caminhos do Frio’ começa nesta 2ª e espera atrair 30 mil turistas ao Brejo paraibano


A partir desta segunda-feira, 16, a Paraíba entra na rota do turismo de inverno para mostrar a cultura e a gastronomia do interior do Estado. A rota cultural 'Caminhos do Frio' vai de 16 de julho a 26 de agosto e deve levar turistas a seis  municipios: Areia, Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

A expectativa é de que cerca de 30 mil turistas participem das atividades nas seis cidades do brejo paraibano que participam do projeto. Com isso, as seis cidades juntas irão movimentar mais de R$200 mil apenas na área cultural, oferecendo uma vasta programação.

Cada município que compõe o "Caminhos do Frio" tem uma rota cultural específica, com apresentações culturais, festivais gastronômicos, oficinas, atividades de ecoturismo e esportivas, feira de artesanato, exposições culturais, entre outras atrações.

Areia é o município que inicia as atividades do projeto com a programação “Areia: Frio, Cachaça e Arte”, de 16 a 22 de julho. A abertura será com apresentação da Filarmônica Abdón Milanez, no dia 16, às 17h, no Adro do Solar José Rufino.
 
Com uma vasta programação, a cidade vai realizar diversas apresentações culturais, como o espetáculo de dança do grupo Tradições Folclóricas Moenda (Areia), shows das Bastianas, corrida de bike, Encontro de Capoeira e Troca de Cordéis, visitação à casa de doce A Bagaceira, entre outras atividades.

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o Caminhos do Frio promove o desenvolvimento sustentável do turismo nas cidades que fazem parte do roteiro, contribuindo para que a comunidade local seja beneficiada com o incremento econômico e cultural. “Na programação, por exemplo, temos apresentações teatrais de crianças das cidades, que desenvolvem desde cedo um trabalho artístico que pode ter continuidade ao longo da vida”, disse a gestora.

Com o término do roteiro de Areia, começa a rota de Bananeiras, com a programação “Aventuras e Arte na Serra”, entre os dias 23 e 29 de julho. Na cidade, os turistas poderão participar do Festival Gastronômico (26 de julho), de trilhas ecológicas, de apresentações teatrais e musicais, como a orquestra sanfônica e show da banda Cabruêra.

Já entre os dias 6 e 12 de agosto, a rota cultural será realizada em duas cidades: Serraria (“Natureza, Seresta e Engenhos) e Pilões (“Festa das Flores, Banana e Artes”). Em Serraria, serão realizadas oficinas culturais, apresentações artísticas e shows, como o dos 3 do Nordeste, do Paraíba Sim Sinhô, além de sanfoneiros e seresteiros da região. O roteiro da cidade conta ainda com espetáculo de circo, com a Cavalgada da Fé e visita a engenhos.  Em Pilões, também serão realizadas oficinas artísticas, apresentações culturais de grupos de dança Caetés e Acauã da Serra (UEPB), da orquestra Sanfônica do Cariri e literatura de cordel  “Gilberto Baraúna”, além de trilhas ecológicas na Pedra do Espinho, Cachoeira do Ouricuri e na área de floricultura.

Tributos a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro

Em Alagoa Nova, as atividades têm início no dia 13 de agosto e seguem até o dia 19 de agosto, com a “Festa da Civilização do Açúcar”. Na abertura, no teatro municipal, às 19h, será realizado um “Tributo aos 100 anos do Rei do Baião”.  A rota de Alagoa Nova vai contar com oficinas, como a de Birimbau Terapia, apresentações culturais, exibição de filmes, espetáculo circense, festival gastronômico, visita ao Engenho Vaca Brava, shows do Clã Brasil de Vinicius e Sobral, Forró e Gastronomia Cachaça Volúpia (Engenho Lagoa Verde), entre outros. Estão programadas ainda a realização do VII Salão de Artesanato e Encontro de Quadrilhas.

O Caminhos do Frio será encerrado com a rota cultural de Alagoa Grande, com a programação do “Festival de Artes Populares Jackson do Pandeiro”, entre os dias 20 e 26 de agosto. Na cidade, serão realizadas apresentações culturais, como a “Um olhar Jacksoniano” do grupo Outros, teatro infantil, shows com Boby e Amanda, Márcio Jr e Robério, desfile da banda marcial Paraybana, abertura oficial do Festival de Artes Populares Jackson do Pandeiro com Oliveira de Panelas, apresentações da Orquestra Cônego Firmino Cavalcante “A Maravilhosa Música de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga” e das Cirandeiras do Povoado Caiana dos Criolos, além do show com a banda Jackson Envenenado.

 Alagoa Grande ainda vai promover a apresentação do Coco de Embolada de Manoel Batista, o Encontro dos Filhos e Amigos de Alagoa Grande, oficinas de Xilogravura, de Hip Hop e de elaboração de Projetos, a 6ª Trilha de Moto dos Engenhos, 1º Passeio Ciclístico, 1ª Exposição de Agronegócios, 12ª Cavalgada de Alagoa Grande, 2º Encontro dos Blogueiros e o VI Encontro de Dança de Rua.

Como participar

Nesta sétima edição, o Caminhos do Frio apresenta algumas inovações. A presidente do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, Vânia Galdino, disse que as atividades da rota cultural serão realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural das cidades. “Outro diferencial é a participação da comunidade, que está cada vez mais envolvida no evento, participando do processo, o que tem promovido um sentimento de pertencimento”, destacou.

Para quem quer participar do roteiro, a dica é procurar o quanto antes agências de turismo ou de receptivo. Segundo Vânia, em Alagoa Nova, a hospedagem no período da programação, que vai de 13 a 19 de agosto, já está esgotada. “Este ano estamos recebendo uma grande demanda de pessoas interessadas em participar do roteiro. Empresas de turismo da Paraíba e de estados vizinhos já estão fazendo contatos e reservas”, ressaltou a presidente do Fórum.

A rota cultural do Caminhos do Frio é uma realização do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, entidade que atua na implementação da cadeia do turismo na região. O projeto tem parceria do Sebrae Paraíba, Governo do Estado, Banco do Nordeste e das prefeituras do municípios que fazem parte da ação.

Serviço

Areia - “Areia: Frio, Cachaça e Arte”, de 16 a 22 de julho.

Bananeiras - “Aventuras e Arte na Serra”, entre os dias 23 e 29 de julho

Serraria - “Natureza, Seresta e Engenhos” e PILÕES - “ Festa das Flores, Banana e Artes”, de 6 a 12 de agosto

Alagoa Nova - “Festa da Civilização do Açúcar”, de 13 a 19 de agosto

Alagoa Grande - “Festival de Artes Populares Jackson do Padeiro”, de 20 a 26 de agosto.
 
Portal Correio

Nenhum comentário: