-->

terça-feira, 9 de outubro de 2012

População destrói Prefeitura e Câmara na cidade de Senador Alexandre Costa




 Por volta das 10h30 de ontem (8), populares atearam fogo na Prefeitura do município de Senador Alexandre Costa e destruíram as dependências da Câmara de Vereadores do lugar. A revolta da multidão teria como motivo o resultado das eleições, que deixou inconformados os eleitores do candidato Dr. Orlando (PPS), que acusaram o prefeito eleito, Carneirinho (PMDB), de comprar voto e pagar para as pessoas deixarem de votar.
De acordo com informações obtidas pelo Jornal Pequeno, a população se revoltou logo após a apuração dos votos, quando foi anunciada a vitória do candidato Carneirinho por apenas 25 votos de diferença do seu adversário, o Dr. Orlando. A causa da insatisfação, segundo populares ouvidos pelo JP, teria sido a grande compra de votos feita pelo prefeito eleito, na véspera do pleito.

Algumas pessoas contaram que os valores da compra de votos e de títulos “girava” em torno de R$ 1 e 2 mil. Conforme depoimentos obtidos pelo JP, diversos eleitores que votariam no candidato do PPS receberam até R$ 2 mil apenas para não comparecer às urnas.

Ao ser comunicado do ocorrido, o superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Lima de Paiva, determinou que o delegado regional de Presidente Dutra, Paulo Arthur, se deslocasse para Senador Alexandre Costa para contornar a situação e identificar os responsáveis pelo quebra-quebra. Com a chegada da polícia, os envolvidos no caso se dispersaram, mas deixaram um saldo de destruição, como duas salas da Prefeitura incendiadas, móveis e equipamentos da Câmara quebrados.

Ouvido pelo JP, por telefone, o delegado Paulo Arthur disse ter saído de Alexandre Costa por volta das 18h e deixado tudo tranquilo na cidade. Ele informou que um efetivo de policiais militares do Batalhão de Choque, com três viaturas, vai permanecer por três dias no município para garantir a segurança no lugar.
O delegado Paulo Arthur contou que efetuou a prisão de quatro pessoas envolvidas na invasão e destruição dos prédios da Prefeitura e da Câmara, sendo que uma delas foi localizada com dois revólveres. Elas foram autuadas em flagrante por dano ao patrimônio público.

Outra versão – Segundo Paulo Arthur, as primeiras testemunhas ouvidas por ele atribuíram a responsabilidade pelo ocorrido ao candidato Dr. Orlando e ao seu vice, identificado como “Nenenzão”. De acordo com os depoimentos, o candidato a vice, Nenezão, teria usado um carro de som para convocar as pessoas para se reunir na casa dele, onde as convenceu a cometer o ato de vandalismo, na manhã de ontem, após a saída do efetivo policial do município.

O delegado afirmou que o Dr. Orlando também participou da destruição aos prédios públicos. E que, com a chegada da polícia, os dois candidatos se evadiram da cidade, junto com outros cabeças do movimento. Na manhã de hoje (9), Paulo Arthur disse que dará continuidade à tomada de depoimentos e fazer outras buscas para identificar outros envolvidos.

O prefeito eleito em Senador Alexandre Costa foi o candidato Carneirinho, do PMDB, com 2.669 votos (50,24%). O candidato Dr. Orlando, do PPS, teve 2.644 votos (49,76%), uma diferença de apenas 25 votos.


Jornal Pequeno