-->

domingo, 25 de novembro de 2012

Dilma supera Lula em pesquisa Ibope sobre a eleição de 2014




  • Dilma e Lula na posse da presidente em 2011; ela supera seu antecessor em pesquisa para 2014
    Dilma e Lula na posse da presidente em 2011; ela supera seu antecessor em pesquisa para 2014

A presidenta Dilma Rousseff (PT) superou seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em intenções de voto para as eleições presidenciais de 2014, segundo uma pesquisa Ibope divulgada neste domingo (25/11). Dilma, eleita em 2010 e que deve concorrer à reeleição, foi citada espontaneamente por 26% dos entrevistados pelo como candidata favorita nas eleições de 2014, segundo uma pesquisa divulgada pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Lula foi citado por 19% dos 2.002 eleitores ouvidos em 143 municípios entre os dias 08 e 12 de novembro.

Os sete pontos de diferença entre a atual governante e seu mentor político superam a margem de erro do levantamento de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados fazem parte de uma pesquisa espontânea, ou seja, quando o eleitor sondado responde sua preferência diretamente sem que seja mostrada uma lista de possíveis candidatos. A porcentagem de indagados que não souberam mencionar em quem votariam nas eleições de 2014 chegou a 36%.

O favoritismo dos dois líderes do PT supera significativamente o de qualquer possível candidato da oposição. Em terceiro lugar na pesquisa, aparece o ex-candidato presidencial e ex-ministro José Serra (PSDB) com 4%, que perdeu as eleições presidenciais de 2002 para Lula e as de 2010 para Dilma, e que foi derrotado em outubro pelo candidato do PT na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. No quarto lugar, com 3%, figura o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais e considerado como provável candidato dos tucanos nas eleições presidenciais de 2014.

Mudança

Em levantamentos similares no passado, Lula sempre aparecia à frente de Dilma. Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha em abril do ano passado, apesar de Dilma já ter aparecido com recorde de popularidade (64% de aprovação), 57% dos brasileiros preferia o retorno de Lula à Presidência em 2014 contra 32% de Dilma. Desde que deixou a Presidência em 1º de janeiro de 2011, Lula reiterou que corresponde a Dilma o direito de se apresentar à reeleição.



Fonte: O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário: