-->

sábado, 10 de setembro de 2011

Governo vai investigar cápsula radioativa encontrada em Brasília




Governo vai investigar cápsula radioativa encontrada em Brasília

A Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, vai abrir uma investigação para descobrir a origem de uma cápsula usada para transportar material radioativo, encontrada na manhã deste sábado numa área residencial de Brasília.
Trata-se de um recipiente feito de chumbo e produzido para transportar iodeto de potássio, ou I-131 no jargão técnico - de uso medicinal, em radioterapia.
A cápsula estava vazia, a validade do material havia expirado em dezembro de 2008 e, portanto, não há risco de contaminação, segundo Adriano Lobo de Souza, pesquisador da Cnen que fez testes no local.
Na manhã de hoje, um morador do Sudoeste, bairro da capital federal, encontrou o pote com uma etiqueta de material radioativo no meio da rua. Acionados, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar isolaram a área e avisaram a Cnen.
Como não havia sinais de vazamento nem risco de contaminação, apenas o porteiro Francisco Tomaz de Aquino, 53, que manuseou a cápsula ontem, foi examinado.
"Estava passando na pista e chutei o pote. Achei pesadinho e peguei para ver. Deixei ele na rua outra vez. Não desconfiei de nada nem falei para ninguém", conta o porteiro. Hoje, quando viu a área isolada, ficou assustado. "Como ouvi falar daquele negócio de Goiânia [acidente radiológico com Césio-137, em 1987], fiquei preocupado", disse o porteiro que foi imediatamente tranquilizado pelo funcionário da Cnen.
Depois de usar detector de radiação, Souza descartou qualquer ameaça ou risco. No entanto, a Cnen vai abrir uma investigação porque esse tipo de cápsula não pode ser jogada no lixo comum. A exposição ao I-131 pode provocar desde simples mal estar até hemorragia, queimadura e câncer, dependendo da dose e do tempo.
"[O recipiente] Não podia estar aqui. Como tem lote, vamos identificar o dono e saber o que aconteceu", disse o pesquisador. Ele cogita até a hipótese de a cápsula ter sido roubada. "É chumbo, pode valer alguma coisa no mercado".
Danos por radiação ionizante, segundo o pesquisador, são responsabilidade da União, independente do que aconteceu. A investigação, contudo, pode penalizar criminalmente o responsável pelo uso e descarte incorreto do material.
COM CLICK PB

Número de desabrigados pelas chuvas em Santa Catarina já passa de 880 mil pessoas



Vista aérea da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, na manhã deste sábado (10)Vista aérea da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, na manhã deste sábado (10)
No total, 37 municípios estão em situação de emergência e três, em calamidade pública.
O número de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina chegou a 884.273 na tarde deste sábado (10). Segundo dados do último balanço da Defesa Civil, publicado às 16h, há 145.486 pessoas desalojadas (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) e 10.790 desabrigados (que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos).
As enchentes também fizeram com que 37 municípios decretassem situação de emergência: Alfredo Wagner, Angelina, Araquari, Bocaina do Sul, Botuverá, Canelinha, Caçador, Correia Pinto, Florianópolis, Herval D'Oeste, Ilhota, Indaial, Ituporanga, Içara, José Boiteux, Leoberto Leal, Lindoia do Sul, Major Gercino, Mirim Doce, Monte Castelo, Navegantes, Papanduva, Petrolândia, Presidente Getúlio, Pouso Redondo, Porto União, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Rodeio, Santo Amaro da Imperatriz, Santa Terezinha, São Domingos, Tijucas, Trombudo Central, Vidal Ramos, Videira e Witmarsum. Outras três estão em estado de calamidade pública: Brusque, Rio do Sul e Agronômica.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 28.094 casas tiveram danos materiais e 75 municípios tiveram danos em serviços de transporte. Segundo o órgão, uma pessoa morreu por causa do mau tempo no Estado.
Escolas

A Secretaria de Estado da Educação divulgou que estão suspensas as aulas na região de Blumenau, Itajaí, Camboriú, Navegantes, Penha, Rio do Sul, Joaçaba, Herval do Oeste, Caçador, Rio das Antas, Timbó, Petrolândia, Taió e em todos os municípios das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Brusque e de Ibirama. As escolas localizadas na zona rural dos municípios de Otacílio Costa, São José do Cerrito e Correia Pinto também estão sem aulas.
A chuva provocou estragos na estrutura de algumas escolas. A EEB Hermes Fontes, de Petrolândia, apresentou rachaduras nas paredes. Na região da SDR de Caçador ocorreu o desabamento parcial de um telhado. A EEB Eliseu Guilherme, de Ibirama, teve suas aulas transferidas para a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

A recuperação das aulas para cumprir o calendário escolar só deverá ser definida após a volta das aulas. Cada escola terá autonomia para recompor seus horários, com aprovação das Gerências Regionais de Educação das SDRs.

Escolas que estão servindo como abrigo para famílias atingidas pelas cheias:

Blumenau - EEB João Durval Muller, EEB José Maurício, EEB Jonas Neves e EEB Santos Dumont;
Brusque – EEB Feliciano Pires;
Gaspar – EEB Frei Godofredo e EEB Arnaldo Zimmermann;
Ilhota – EEB Valério Gomes;
Ituporanga – EEB Roberto Moritz e EEB Carlos Thiesen;
Itajaí – EEB XV de Junho, EEB Henrique Silva Fontes, EEB Afonso Niehus, EEB Nereu Ramos e EEB Maria Nilza Evaristo.

Doações

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) começou a receber, na sexta-feira (9), no Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas (Esag), no bairro Itacorubi, em Florianópolis, doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e de higiene pessoal, e colchões para ajudar os atingidos pela chuva em Santa Catarina.

A Esag/Udesc fica na av. Madre Benvenuta, 2007, no Itacorubi, em Florianópolis. Outras informações sobre as doações podem ser obtidas no Daag, pelo telefone (0XX48) 3321-8216.
Até este sábado, a Secretaria Estadual de Defesa Civil não estava fazendo campanha de doações. Segundo o secretário do órgão, Geraldo Althoff, as prioridades dos municípios estão sendo atendidas com recursos do Estado, e uma campanha de donativos neste momento demandaria uma estrutura logística e de pessoal.
- Mesmo assim, apoiamos as pessoas que queiram ajudar os locais. Solidariedade é muito importante. Solicitamos que as pessoas que pretendem auxiliar procurem se informar das necessidades das comunidades, e entre em contato com o responsável das doações no município.

A Defesa Civil orienta que os alimentos doados devem estar dentro do prazo de validade, sejam não perecíveis e tenham a embalagem em bom estado. Já colchões, roupa de cama e travesseiros devem estar limpos e em bom estado de conservação, assim como, as roupas e calçados. As peças não podem estar rasgadas ou danificadas.


Do R7

Obama: EUA estão mais fortes dez anos após 11 de setembro









WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que o país está mais forte 10 anos após os ataques de 11 de setembro de 2001, e que os norte-americanos vão seguir adiante apesar das contínuas ameaças contra a segurança da nação.

Marcando no domingo o 10o aniversário dos ataques em Nova York, Washington e Pensilvânia, Obama observou que a força da Al Qaeda foi solapada pelos incansáveis esforços dos EUA desde a tragédia, que matou quase 3 mil pessoas.

"Graças aos esforços incansáveis da nossa equipe militar e da nossa inteligência, ao cumprimento da lei e aos profissionais de segurança interna, não pode haver dúvida: hoje, a América está mais forte e a Al Qaeda está no caminho da derrota", declarou Obama em comentários semanais no rádio e na internet.

A polícia de Nova York organizou uma demonstração de força na sexta-feira, com postos de controle que enlouqueceram o trânsito da cidade, em resposta à possível ameaça de um carro ou um caminhão-bomba ligados à data.

Obama disse que os grupos extremistas continuarão a visar os EUA.

"Sim, nós enfrentamos um inimigo determinado, e não se engane: eles continuarão tentando nos atingir novamente. Mas, como estamos mostrando de novo neste fim de semana, nós continuamos vigilantes", afirmou.

"Nós estamos fazendo tudo em nosso poder para proteger nosso povo e não importa o que vier no nosso caminho, como uma nação resistente, nós seguiremos em frente."

Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York à época dos ataques, disse que o país ainda tem trabalho a fazer para ficar mais preparado contra ameaças futuras.  




Fonte: Reuters 

Borracheiro é atropelado e morto por Hillux na BR 230 em Sousa



 
Uma Hillux, cor Prata, placa NQB 0256 de João Pessoa, condutor ainda não identificado, mas licenciada no Detran em nome de Antônio Victo atropelou e matou o Borracheiro, conhecido por Damião, por volta das 14h deste sábado na BR 230, em frente a Posto de Combustíveis, Chabocão.

Conforme as primeiras informações, o Borracheiro estava pedalando uma bicicleta, quando foi atravessar a Pista de rolamento, momento que foi colhido pela Hillux que desenvolvia velocidade constante pela BR 230.

Com o impacto, a vítima foi jogada a 40 metros de distância, tendo morte no local.

O SAMU chegou para socorrer o Borracheiro, como ele já se encontrava morto, não teve mais o que fazer.

A Polícia Militar chegou ao local, encontrou a Hillux parada as margens da BR 230, e juntamente com seu condutor levados para o pátio do 14º BPM para as medidas necessárias.
A bicicleta que era pedalada pelo Borracheiro ficou também danificada.

Damião apresentava uma forte bancada da cabeça no lado direito, possivelmente, o que levou a sua morte.


O local do sinistro foi isolado até a chegada da Polícia Rodoviária Federal para as medidas cabíveis.
 
Folha do Sertão

Araçagiense José Veríssimo, poeta e escritor, recebe Título na Câmara da Capital





O poeta e escritor José Veríssimo, natural de Araçagi, recebeu, na tarde da última quinta-feira (8), o Título de Cidadão Pessoense, proposto pelo vereador Mangueira (PMDB) e aprovado por unanimidade pelo Legislativo Municipal. “Minha mensagem poeta, fica como espelho. Este é um momento importante na vida que permanecerá reprisando na minha memória”, declarou o homenageado, num dos trechos de seu discurso na tribuna.

“Uma homenagem que me proporciona muito orgulho, a mim e a minha família. Não estou conseguindo nem posso esconder a emoção que estou sentindo neste momento”, ressaltou o poeta. José Veríssimo não poupou, na ocasião, elogios ao autor da propositura. “Nobre vereador Mangueira, emocionado, agradeço sua iniciativa. Mangueira tem se destacado, como parlamentar, na defesa dos seus ideais e na luta pela Capital”, comentou. Por sua vez, o vereador fez questão de manifestar, entre outras coisas, durante seu discurso, o reconhecimento de tantos anos de caminhada e tantas conquistas.

Para ele, é o reconhecimento justo a homens e mulheres que dedicam vidas inteiras ao desenvolvimento do nosso Estado. “Hoje o meu momento é o que sela minha amizade ao poeta José Veríssimo e toda a sua família. Que bom que tudo isso acontece dentro da Semana da Pátria. Deste berço esplêndido, desta terra mãe gentil, surge de família humilde, no município de Araçagi, o lavrador, o homem da roça que mais tarde se tornaria poeta popular, um dos mais respeitados cordelistas dos nossos dias, José Veríssimo”, ressaltou.

Mangueira falou sobre a passagem do poeta pelo Rio de Janeiro, sua participação na obra de construção da Ponte Rio-Niterói e sua vida como vendedor de cocada aos trabalhadores da obra. “José Veríssimo é um poeta bem sucedido, membro da Academia Paraibana de Poesia, casado coma a Senhora Maria da Silva Veríssimo, e pai de Sebastião, Sebastiana e Gracinha”, destacou. O parlamentar agradeceu, por fim, a Deus e ao povo pessoense por lhe permitir estar na Câmara Municipal de João Pessoa e, neste momento, homenagear homens e mulheres que não têm grandes, ou talvez nenhuma referência, mas que são pessoas formadas na universidade da vida.

O deputado João Gonçalves (PSDB), corregedor da Assembleia Legislativa, ressaltou que, além de uma figura popular, José Veríssimo é um homem comunitário, do povo, de origem simples e que escreve suas poesias com a alma, o espírito e o coração. Já o deputado Raniere Paulino (PMDB) avalia que o homenageado, em suas poesias, conta justamente a ação transformadora do homem sobre a terra e sua origem. “Essa homenagem representa o sentimento dos brejeiros. O vereador Mangueira teve uma iniciativa muito feliz”, disse.

A sessão solene foi secretariada pelo vereador Sales Dantas (PR) e contou com a presença de várias personalidades, intelectuais, escritores, amigos e familiares do poeta, como Políbio Alves (escritor), o pastor Flávio Delino que, na tribuna, leu o Salmo 103, versículos 1 e 2, e Maria Pires da Silva, representando a Academia Paraibana de Poesia. O homenageado, ao lado de sua esposa, Maria da Silva Veríssimo, e do pai, Manoel Veríssimo, foi agraciado com o Título, entregue por Mangueira.

Ainda se revezaram na tribuna para homenageá-lo, a sobrinha Verônica Veríssimo, o prefeito de Araçagi, Onildo Câmara (PRB), e Manoel Silveira da Costa. Também prestigiaram outras lideranças políticas do município, sua terra natal, como os vereadores Dé Neguinho (PTB) e o presidente da Câmara Municipal, Melquezedek (PSDB).

 

Paulo de Pádua

EUA relembra 11 de Setembro com homenagem; fotos





Atentado
Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 completam dez anos neste domingo. Após uma semana repleta de eventos e homenagens nos Estados Unidos, será inaugurado amanhã o aguardado Memorial 11 de Setembro, durante cerimônia no Marco Zero, em Nova York, reservada aos familiares das vítimas.
Memorial
O Memorial 11 de setembro foi construído no local exato onde ficavam as Torres Gêmeas. Os nomes das quase 3.000 vítimas dos ataques ao World Trade Center foram impressos em bronze nas paredes de duas imponentes piscinas.
Foram lembradas também as vítimas do primeiro atentado ao WTC, que ocorreu no dia 26 de fevereiro de 1993 e matou seis pessoas.
A inauguração do memorial vai ocorrer durante cerimônia em homenagem aos familiares das vítimas do 11 de Setembro.
Atentado
Será respeitado um minuto de silêncio em dois momentos – lembrando a hora exata em que os dois aviões atingiram o World Trade Center.
O primeiro minuto começa às 8h46 (9h46 em Brasília), quando o Boeing 767 da American Airlines se chocou contra a Torre Norte.
O segundo será às 9h03 (10h03 em Brasília), momento em que o voo 175 da United atingiu a Torre Sul. O memorial será aberto ao público apenas na segunda-feira (12).
Atentado
As homenagens também serão marcadas com a visita do presidente Barack Obama aos três locais atacados em 2001. Além do Marco Zero, em Nova York, Obama vai visitar o Pentágono, em Washington, e a cidade de Shanksville, na Pensilvânia.
Atentado

Do R7

    Grande Público Prestigiou o 1º Encontro de Bandas Marciais e Fanfarras de Araçagi-PB.




    A Prefeitura Municipal de Araçagi realizou ontem (09), o 1º Encontro de Bandas Marciais e Fanfarras no município. O evento aconteceu em frente à Igreja Matriz, localizada na Praça Mackrina Maroja no centro da cidade e contou com um grande público que aplaudiram e vibraram com as apresentações das bandas. 
    Na ocasião o Prefeito Onildinho orgulhosamente entregou a população Araçagiense as três bandas criadas em sua administração; são elas: 
    1. Banda de Musical Onildo de Sousa Câmara
    2. Banda Fanfarra Prof. Maria Carneiro de Menezes
    3. Banda Marcial Oscar de Sousa Câmara
    Ambas fizeram grandes apresentações e receberam o carinho do público em forma de aplauso e elogios após cada apresentação. O ponto auto do evento foi quando o Prefeito Onildinho fez uso da palavra, e na abertura oficial pediu um minuto de silêncio em memória da Senhora Carminha Pereira (falecida um dia antes do evento), todos que estavam presentes respeitaram e aplaudiram a atitude do prefeito em dedicar a mesma o 1º Encontro de bandas de Araçagi.
        
    Além do Prefeito Onildinho estiveram presentes no palanque do desfile o Deputado Estadual Raniery Paulino, Major Givaldo (4º BPM-Guarabira-PB), Vereadores: Dandinha, Dé Neguinho, Ronaldo, Cassiana e Rozil Zacarias, secretários, assessores e os gestores escolares do município.  

    O Encontro foi em comemoração a semana da Pátria e reuniu as Bandas Marciais e Fanfarras dos municípios de: Guarabira: Banda Marcial do Projovem, Banda Marcial Severina Bezerra (Centro Educacional Edvardo Toscano), Banda Fanfarra Ana Kelly (Centro Educacional Osmar de Aquino) e Banda Marcial João Epifânio (Escola Municipal Dom Helder Câmara. Itapororoca: Banda Marcial do Programas Sociais (Bamprosi), Banda Marcial Isaura Fernandes. Rio Tinto:Banda Hermam Lundgren (Banda Mirim). Bananeiras: Banda Fanfarra Muricituba. Pilões: Banda Fanfarra Sargento Audenis da Cunha Lima.Sertãozinho:  . Borborema: Banda Marcefarra Paulo dos Santos. Mari: Banda Musical Gilvan Camilo Pereira e Riachão: Banda Marcial Menino Jesus. 








     















    Da redação com Secom/Araçagi.