Desde que foi inaugurada em janeiro de 2008 a ponte de Ibó tem melhorado o fluxo de veículos entre os estados da Bahia e Pernambuco, diminuindo distâncias e facilitando a vida muitos caminhoneiros brasileiros. Antes da construção da ponte de Ibó, os motoristas precisavam transitar pela cidade de Petrolina e após vários quilômetros percorridos entrar na BR-116 em Salgueiro, de onde seguiam para alguns dos principais municípios nordestinos. Sem a ponte, a travessia do Rio São Francisco entre os distritos de Ibó-BA e Ibó-PE sempre foi feita por “balseiros”, moradores da região que tiram o sustento da atividade. Nos últimos anos a atividade vem perdendo clientes para a ponte construída na localidade. Revoltados, os balseiros querem receber salário mínimo do Governo Federal, como indenização, ou que pelo menos seja instalado um pedágio na travessia, com lucro dividido entre a categoria. Para conseguir o objetivo interditaram a ponte por diversas vezes e articulam fechá-la novamente nas próximas semanas. Um representante da Associação dos Trabalhadores no Transporte Fluvial de Ibó – PE/BA assegurou em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (21) ao comunicador Paulo Barbosa, na rádio Salgueiro FM, que os balseiros irão interditar totalmente a ponte nos próximos dias, caso o Governo Federal não envie uma resposta para suas reivindicações. A associação alega que já está cansada de esperar providências e está sendo prejudicada com a falta de faturamento na atividade.
Fonte: Blog de Alvinho Patriota/Blog Diniz K-9