-->

sábado, 7 de maio de 2011

PF cadastrará locais para receber armas com segurança, diz ministro


Campanha para desarmamento teve início nesta sexta-feira, no Rio.
'Locais de recebimento terão fiscalização de autoridades', afirmou Cardozo.

Tahiane StocheroDo G1, em São Paulo
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou na noite desta sexta-feira (6), em São Paulo, que, por questões de segurança, só unidades da Polícia Federal receberão armas na primeira fase da campanha nacional de desarmamento, lançada pela manhã no Rio de Janeiro. "Na primeira fase da campanha, as armas serão recebidas pela PF e, futuramente, vamos credenciar as entidades que vão receber as armas com segurança e efetividade", disse Cardozo durante cerimônia de posse do novo superintendente regional da PF em São Paulo, delegado Roberto Troncon Filho.

Isso porque o governo divulgou que, neste ano, além de unidades da PF, entidades civis, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), escolas, igrejas e outros órgãos, como Ministério Público e Judiciário, poderiam receber as armas durante o desarmamento.

"A PF irá credenciar as entidades que poderão receber as armas com segurança, até para evitarmos a possibilidade de desvios, de furtos e roubos, que são passíveis de acontecer. Os locais que irão receber as armas contarão sempre com a fiscalização de autoridades policiais e a arma terá inutilização imediata, exatamente para que nenhum tipo de problema ocorra”, acrescentou o ministro.
Milhares de pistolas sem as partes de madeira e plástico são vistas na caçamba de um caminhão em Volta Redonda (RJ) antes de serem destruídas, no primeiro dia da nova Campanha Nacional do Desarmamento. (Foto: Victor R. Caivano/AP)Milhares de pistolas sem as partes de madeira e plástico são vistas na caçamba de um caminhão em Volta Redonda (RJ) antes de serem destruídas, no primeiro dia da nova Campanha Nacional do Desarmamento (Foto: Victor R. Caivano/AP)
A preocupação com a segurança da "capilarização" dos locais que receberão as armas, como igrejas e escolas, foi levantada pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros do país. "O Conselho está apoiando o desarmamento e é a favor da capilarização do recolhimento das armas em diversas cidades, desde que haja segurança e até possibilidade de uma parceria com as polícias locais neste processo", disse ao G1 o presidente do Conselho e comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, Alvaro Batista Camilo.
A única organização não-governamental credenciada até o momento na campanha é a Viva Rio que, segundo o ministro, “tem um histórico de atuação nesta área e terá sempre a presença da PF”.
Guia de trânsito
Cardozo foi questionado durante o evento sobre a preocupação de ONGs de que a guia de trânsito para a entrega da arma (que deve ser preenchida na internet por quem deseja fazer a entrega e deve relatar o percurso que fará com a arma) possa ser usada como um instrumento que permitiria a liberação de pessoas que cometessem crimes com o armamento. Para o ministro, "é uma crítica sem fundamento".

"Esta é uma crítica absolutamente infundada. Aquele que cometer um crime no percurso (até o local da entrega da arma) responderá por este crime. A guia é apenas para a pessoa se sentir segura no deslocamento ou ao ser abordado em uma situação que tenha em sua posse uma arma irregular que irá entregar. É óbvio que, se alguém cometer um crime ou desvio com esta guia, irá responder criminalmente por isso", acrescentou Cardozo.
Durante discurso, o ministro anunciou que o Ministério do Planejamento liberou nesta sexta-feira R$ 14 milhões para diárias de integrantes da PF, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional. As verbas do ministério haviam sido “contingenciadas” no início do governo Dilma Rousseff.

Cardozo também negou ser candidato à prefeitura de São Paulo em 2012. “O PT de São Paulo tem vários nomes e portanto pode escolher com bastante critério qual será o seu candidato”, disse. “Da minha parte, eu não sou candidato. Pretendo continuar no Ministério da Justiça”, acrescentou

310 kg de maconha são apreendidos em ambulância no interior Paraná


Foram presos 2 homens; um é enfermeiro e outro tem passagens pela polícia.
Ambulância foi levada para o Paraguai para ser carregada com a droga.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Cascavel
Maconha é de origem paraguaia (Foto: divulgação )Maconha é de origem paraguaia. Um dos homens presos tem passagens na polícia por tráfico de drogas.  (Foto: divulgação )
Uma ambulância privada da cidade de Toledo, no Oeste do Paraná, foi apreendida pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (6), na PR-182 entre os municípios de Assis Chateaubriand a Umuarama, no Noroeste do estado. No veículo estavam escondidos 310 kg de maconha com sabor de menta. Duas pessoas foram presas.

A droga tem origem paraguaia e segundo as declarações dadas pelos presos a policia, a ambulância que é equipada para funcionar como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel saiu de Toledo e foi levada ao país vizinho para que o entorpecente fosse escondido.

Um das pessoas presas tem 31 anos e é enfermeiro em Toledo. A outra, de 36, é natural de Cascavel (PR), possui passagens pela polícia por contrabando e descaminho e foi preso em
outros estados por tráfico de drogas.

Mais de 70 mil peixes são soltos nos rios do pantanal mato-grossense


Pesquisador esclarece que soltura obedece a critérios científicos.
Intençãodo projeto é repovoar as bacias e rios do Pantanal.

Peixes são soltos nos rios do Pantanal (Foto: Reprodução / Assessoria)Peixes são soltos nos rios do Pantanal
(Foto: Reprodução / Assessoria)
Mais de 70 mil pequenos peixes são soltos em projeto para repovoar as bacias e rios do Pantanal mato-grossense. O Projeto Peixe N’Água é uma parceria entre empresas privadas e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O lançamento oficial do projeto será feito na terça-feira (10) em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá. Mas a soltura dos alevinos, como são chamados os peixes ainda pequenos, já acontece há um ano.

A partir de agora, com a ajuda dos pesquisadores da UFMT, a soltura dos peixes vai obedecer a critérios técnicos e científicos. Como as ações não obedeciam aos critérios adequados, será feita uma estocagem de alevinos da região. Isso vai ajudar a obedecer as regras biológicas e ecológicas do modo de vida de cada uma das espécies, suas fases de desenvolvimento e crescimento.
A primeira soltura aconteceu no dia 19 de abril, no rio Itiquira, quando 70 mil alevinos foram soltos na região do Pantanal mato-grossense. Segundo o pesquisador Francisco de Arruda Machado, em agosto do ano passado começou a coleta das matrizes, que depois foram para cativeiro para um período de acomodação.
Ainda de acordo com Machado, o projeto respeitou o ciclo de reprodução da espécie. “Peixes de piracema nascem na calha do rio e as larvas vão se criar exatamente nesses alagados. No caso do Pantanal, eles vão para essas lagoas e só saem de lá adultos”, revela o pesquisador
De acordo com Aline Bortoli, representante de uma das empresas parceiras no projeto, apenas quando viram que muitas ideias parecidas não davam certo foi que entenderam a importância dos profissionais. “Descobrimos que a maioria dos projetos não tinha garantia nenhuma de dar certo, pois eram feitos sem estudo”, revela.
O lançamento do projeto Peixe N'Água será no dia 10 de maio, às 16h30, na sede da Associação do Engenheiro Agrônomos (Aeagro) de Rondonópolis

Dr. Chiquinho lança Santo Antônio e São João em Solânea

A solenidade de lançamento das festividades do Santo Antônio e São João em Solânea aconteceu ontem (6) no Cine Municipal, e contou com a presença do Prefeito Francisco de Assis de Melo (Dr. Chiquinho), da primeira dama, secretários, vereadores, imprensa da região e populares. Na oportunidade o prefeito deu uma coletiva à imprensa, onde apresentou as atrações das festas juninas da cidade.

De acordo com a programação, as festividades contarão com uma mega estrutura, e haverá show de calouros com artistas da região, comidas típicas, segurança e hospital do turista. A administração municipal afirmou que manterá o forró pé-de-serra e o forró na quadra. Francisco de Assis enfatizou que tais festas trarão renda para o município.

As festividades começarão no Santo Antônio e irão até o São João, e terão como principais atrações Aviões do Forró, Garota Safada, Forró do Muído, entre outras.

O prefeito lamentou a ausência de apoio do governo do estado e afirmou que devido a este motivo, as comemorações não contarão com atrações de nível nacional. Em suas palavras, Dr. Chiquinho disse que a ajuda que precisava do governo para as festividades seriam na parte de estruturação do evento, e que, apesar das dificuldades manterá a tradição. Porém, disse que se necessário for, receberá educadamente o governador Ricardo Coutinho.

A festa já contou com grandes nomes da música regional e nacional, e o Diretor de Eventos do município lamentou as críticas políticas feitas contra a organização no ano passado, quando a cidade chegou a ter o artista Luan Santana como a principal atração a se apresentar nas comemorações juninas.



Os recursos que tornaram viáveis a organização do evento vieram de duas emendas, uma do Deputado Wellington Roberto e outra do Senador Vitalzinho, tendo a contrapartida do município.

Na solenidade também foi lançada a música oficial das comemorações, e anunciado que no local das festividades a imprensa terá camarote exclusivo.

Segundo o prefeito Francisco de Assis, as comemorações valorizam a cultura local:

“O evento prestigia os artistas de Solânea e resgata a tradição com o forró pé-de-serra e comidas típicas...”, disse.

A primeira dama do município ressaltou que o São João é do povo.

De acordo com as informações a rede hoteleira da cidade já está toda reservada