O gerente de Projetos em Auxílios à Navegação do Ciscea, Jorge  Kushikawa, afirmou que a instalação do equipamento ILS no aeroporto  João Suassuna já está assegurada
                                                                                                                                                  Uma equipe  multidisciplinar, composta por profissionais de arquitetura,  telecomunicações, eletricistas e engenheiros eletrônico, civil e de  tráfego aéreo, chegou nesta segunda-feira, 12, em Campina Grande para  iniciar os estudos preliminares sobre as condições técnicas do Aeroporto  João Suassuna, e áreas próximas, objetivando a instalação do  equipamento ILS (sigla em inglês para Instrument Landing System), que  permite o pouso e decolagem de aeronaves em situações meteorológicas  adversas. A equipe, que ficará no município até a próxima sexta-feira,  16, pertence à Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço  Aéreo (Ciscea) uma Organização do Comando da Aeronáutica, subordinada ao  Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
 A equipe chegou ao aeroporto João  Suassuna por volta das 15h e foi recebida pelo secretário executivo da  Prefeitura de Campina Grande, Hermano Nepomuceno, que na ocasião  representou o prefeito Veneziano Vital do Rêgo. O prefeito campinense  ressaltou que a vinda da equipe do Ciscea, ao município, foi  intermediada pelo senador Vital do Rêgo, que desde a época em que  exercia mandato como deputado federal reivindicava aos órgãos da Aviação  Civil brasileira a realização de estudos de viabilidade técnica para  conseguir o benefício para o Aeroporto de Campina Grande.
  O gerente de Projetos em Auxílios à  Navegação do Ciscea, Jorge Kushikawa, afirmou que a instalação do  equipamento ILS no aeroporto João Suassuna já está assegurada.  Entretanto, são indispensáveis os estudos preliminares para analisar o  que existe no aeroporto e no seu entorno, a exemplo de construções,  edifícios, equipamentos de alta e baixa tensão e redes aéreas, entre  outros, que necessitam ser conhecidos antes de desenvolver o projeto  definitivo para viabilizar a instalação do equipamento. Segundo  Kushikawa, é necessário conhecer o que existe no local e áreas próximas à  instalação do ILS para saber se algo poderá afetar o uso do  equipamento.
 O equipamento ILS é dividido em três  mecanismos. Um deles é o Localizer, um localizador posicionado ao final  da via, responsável por informar à aeronave qual o eixo em que se  encontra a pista. Outro é o Glide Slope, cuja finalidade é fornecer o  ângulo de planeio correto durante uma aproximação para realizar a  aterrissagem. Com o ILS as aeronaves poderão pousar e decolar com maior  segurança porque o equipamento reduz a invisibilidade em condições  adversas do tempo. Outra vantagem é a diminuição do teto para a aeronave  operar. Com o ILS as nuvens podem estar a 60 metros de altura que os  pousos poderão acontecer.
 Com o equipamento poderá ser ampliado o  número de voos para a cidade, visto que será oferecida uma maior  segurança e melhores condições de pouso e decolagem em períodos chuvosos  ou nublados. Para a implantação do equipamento em Campina Grande, serão  investidos cerca de R$ 8 milhões.
































  