segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Secretários de Comunicação e Administração de Araçagi se reúnem com a Imprensa da cidade
Na manhã desta sexta-feira (15), os representantes da imprensa araçagiense, exclusivamente os proprietários de sites e blogs da cidade, estiveram reunidos com o secretário de Comunicação de Araçagi, Roberto Tavares, juntamente com Zezinho Pessoa, secretário de Administração do município. O encontro foi bastante positivo para ambas as partes, o primeiro ponto positivo foi o fato de que essa mediação aconteceu de forma inédita na cidade.
Foram discutidos ainda diversos assuntos relacionados ao andamento da nova administração, e o que a imprensa local poderá fazer para trabalhar em parceria com a mesma. Será de fundamental importância a participação efetiva dos sites e blogs da cidade na divulgação de futuras realizações do novo governo, os meios de comunicação deverão funcionar como uma forma de intermediar as críticas e reivindicações da população araçagiense, para que as mesmas cheguem aos setores responsáveis e consequentemente sejam resolvidas.
Várias ideias foram expostas durante a reunião pelo secretário de Administração, segundo Zezinho Pessoa essas ideias são relacionadas a projetos que futuramente serão colocados em prática na cidade de Araçagi, mas a imprensa também terá o seu papel fundamental na implantação desses projetos, os membros de sites e blogs da cidade irão dar sugestões de como serão desenvolvidas essas ideias, além é claro que convidar a população para participar maciçamente desses trabalhos.
Aproveitando a ocasião, os membros da imprensa local aproveitaram para fecharem acordos referentes a cobertura da Tradicional Festa de Araçagi 2013, que será realizada nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, a Prefeitura de Araçagi se comprometeu a conceder todo o apoio necessário para que o trabalho da mídia seja feito da melhor forma possível.
Na esquerda: Zezinho Pessoa, secretário de Administração. Na direita: Roberto Tavares, secretário de Comunicação. |
Além dos secretários de Comunicação e Administração, a reunião contou com a presença dos representantes do Portal Araçagi, Portal Página 1, Portal Araçagi Para o Mundo, Portal Tainha. Net, Araçagi em Focos e do blog Aprendendo História Juntos.
Portal Araçagi
Construtoras que executam transposição do São Francisco explicarão atraso nas obras
A comissão especial externa que acompanha as obras da transposição do Rio São Francisco receberá na próxima terça-feira (19), em audiência pública, representantes de 12 empreiteiras contratadas para realizar os serviços.
Na reunião, a partir das 15h, os senadores devem indagar os convidados sobre os motivos do atraso das obras, agora com fim previsto para 2015, ultrapassando em três anos o prazo fixado no cronograma inicial.
O novo prazo foi confirmado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante audiência que a comissão realizou em novembro passado.
No mesmo dia, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) alertaram que essa meta é possível de ser alcançada, mas depende de melhoria na gestão dos contratos por parte do ministério e reforço na supervisão das obras.
A comissão especial foi criada em novembro, pouco depois da divulgação de relatório do TCU apontando problemas. Então, apenas 43% das obras haviam sido concluídas. Dos nove lotes, quatro se encontravam paralisados. Nesses, as empresas alegaram impossibilidade de cumprir os contratos porque os custos ultrapassaram os valores previstos.
Quem preside a comissão especial é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Na relatoria está o senador Humberto Costa (PT-PE), que deve apontar no documento final soluções que permitam acelerar o cronograma.
Além de ouvir autoridades e empresas envolvidas, em março a comissão deve ainda vistoriar trechos das obras.
A integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste visa levar água a municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto inclui a construção de 700 quilômetros de canais, além de adutoras. Está orçado atualmente em R$ 8,2 bilhões, ante um custo inicial estimado em R$ 4,8 bilhões.
O projeto foi iniciado em 2007, durante o governo Lula, tendo desde seu início constado da lista de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Agência Senado
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