-->

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Secretários de Comunicação e Administração de Araçagi se reúnem com a Imprensa da cidade




Na manhã desta sexta-feira (15), os representantes da imprensa araçagiense, exclusivamente os proprietários de sites e blogs da cidade, estiveram reunidos com o secretário de Comunicação de Araçagi, Roberto Tavares, juntamente com Zezinho Pessoa, secretário de Administração do município. O encontro foi bastante positivo para ambas as partes, o primeiro ponto positivo foi o fato de que essa mediação aconteceu de forma inédita na cidade.

Foram discutidos ainda diversos assuntos relacionados ao andamento da nova administração, e o que a imprensa local poderá fazer para trabalhar em parceria com a mesma. Será de fundamental importância a participação efetiva dos sites e blogs da cidade na divulgação de futuras realizações do novo governo, os meios de comunicação deverão funcionar como uma forma de intermediar as críticas e reivindicações da população araçagiense, para que as mesmas cheguem aos setores responsáveis e consequentemente sejam resolvidas.

Várias ideias foram expostas durante a reunião pelo secretário de Administração, segundo Zezinho Pessoa essas ideias são relacionadas a projetos que futuramente serão colocados em prática na cidade de Araçagi, mas a imprensa também terá o seu papel fundamental na implantação desses projetos, os membros de sites e blogs da cidade irão dar sugestões de como serão desenvolvidas essas ideias, além é claro que convidar a população para participar maciçamente desses trabalhos.

Aproveitando a ocasião, os membros da imprensa local aproveitaram para fecharem acordos referentes a cobertura da Tradicional Festa de Araçagi 2013, que será realizada nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, a Prefeitura de Araçagi se comprometeu a conceder todo o apoio necessário para que o trabalho da mídia seja feito da melhor forma possível.

Na esquerda: Zezinho Pessoa, secretário de Administração. Na direita: Roberto Tavares, secretário de Comunicação.

Além dos secretários de Comunicação e Administração, a reunião contou com a presença dos representantes do Portal Araçagi, Portal Página 1, Portal Araçagi Para o Mundo, Portal Tainha. Net, Araçagi em Focos e do blog Aprendendo História Juntos. 

 Portal Araçagi 

Construtoras que executam transposição do São Francisco explicarão atraso nas obras


TransposiçãoA comissão especial externa que acompanha as obras da transposição do Rio São Francisco receberá na próxima terça-feira (19), em audiência pública, representantes de 12 empreiteiras contratadas para realizar os serviços.

Na reunião, a partir das 15h, os senadores devem indagar os convidados sobre os motivos do atraso das obras, agora com fim previsto para 2015, ultrapassando em três anos o prazo fixado no cronograma inicial.

O novo prazo foi confirmado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante audiência que a comissão realizou em novembro passado.

No mesmo dia, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) alertaram que essa meta é possível de ser alcançada, mas depende de melhoria na gestão dos contratos por parte do ministério e reforço na supervisão das obras.


A comissão especial foi criada em novembro, pouco depois da divulgação de relatório do TCU apontando problemas. Então, apenas 43% das obras haviam sido concluídas. Dos nove lotes, quatro se encontravam paralisados. Nesses, as empresas alegaram impossibilidade de cumprir os contratos porque os custos ultrapassaram os valores previstos.

Quem preside a comissão especial é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Na relatoria está o senador Humberto Costa (PT-PE), que deve apontar no documento final soluções que permitam acelerar o cronograma.

Além de ouvir autoridades e empresas envolvidas, em março a comissão deve ainda vistoriar trechos das obras.


A integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste visa levar água a municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto inclui a construção de 700 quilômetros de canais, além de adutoras. Está orçado atualmente em R$ 8,2 bilhões, ante um custo inicial estimado em R$ 4,8 bilhões.

O projeto foi iniciado em 2007, durante o governo Lula, tendo desde seu início constado da lista de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Agência Senado