-->

sexta-feira, 1 de junho de 2012

SÃO JOÃO: Hospital de Trauma faz campanha de prevenção a queimaduras



O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande lança nesta segunda-feira (4), na Escola Estadual Itan Pereira, a Campanha de Prevenção de Queimaduras com o slogan "São João na Boa”.

A mobilização, que segue até o dia 30 deste mês, consiste na distribuição de material educativo com objetivo de alertar as pessoas para o perigo de manusear fogos de artifício de forma inadequada. Também serão realizadas palestras em escolas públicas e privadas e panfletagem em pontos estratégicos de Campina Grande.

Segundo dados do Trauma, cerca de 70% das ocorrências com fogos de artifícios envolvem crianças de até 6 anos. A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e fogos de artifício.

Em 2011, no mês de junho, a Unidade de Queimados registrou 97 casos, sendo 32 provocados por fogos de artifício ou fogueiras juninas e os demais foram queimaduras provocadas por líquidos quentes, choque elétrico e outras causas.

Dicas – A Coordenação da Campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma.

Segundo os médicos, não se pode usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso prejudica ainda mais o ferimento. Logo que a pessoa for queimada deve-se colocar a área atingida embaixo d'água. No setor especializado, o Hospital de Trauma conta com uma equipe de 8 cirurgiões plásticos, 9 enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

OHospital de Trauma de Campina Grande é o único na região que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. O telefone do hospital é o 3310-5850 – Ramal 5906.









Secom-PB

Nenhum comentário: