-->

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Em vídeo na internet, Lula defende reforma política para fortalecer partidos

Escalado pelo PT para participar do debate sobre a reforma política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já começou a trabalhar em sua nova missão.

Em um vídeo publicado no site MobilizaçãoBR, ligado ao PT, Lula dá detalhes de como pretende colaborar com as discussões e diz que seu principal objetivo é fortalecer os partidos políticos.

- No fundo, o que nós queremos é valorizar os partidos políticos. Quando você faz uma negociação, você tem que negociar com um partido, não pode ser com um grupo dentro do partido, não pode ser com uma pessoa dentro do partido. Partido é coisa séria.

O ex-presidente se reuniu nesta segunda-feira (18), em São Paulo, com lideranças do PT para conversar sobre a agenda da sigla para a realização da reforma política. Após o encontro, ele não quis falar com a imprensa.

O presidente em exercício do PT, Rui Falcão, disse que Lula manifestou interesse em participar do processo. No vídeo, o próprio ex-presidente confirma que está disposto a se engajar.

- Eu estou convencido de que a reforma política é extremamente importante, mas é preciso que a gente trabalhe com os outros partidos políticos.


O ex-presidente ressalta a importância de buscar o apoio das demais legendas para a agenda do PT, que tem como ponto principal o financiamento público de campanhas. Lula sugere que candidatos deixem de receber “dinheiro privado” e defende a fidelidade partidária.

- Disse ao meu partido que estou disposto a participar das conversas, com os partidos, com o movimento social, estou disposto a fazer quantos atos forem necessários desde que a gente contribua para que o Brasil tenha uma reforma partidária que possa melhorar, e muito, a vida política do nosso país.

Na mensagem, Lula também pede a colaboração dos usuários das redes sociais, para que “divulguem seus pensamentos” e alimentem o debate.

Nenhum comentário: