O Portal Imprensa, que repercute notícias de jornalistas em todo o país e no exterior, repercutiu a situação enfrentada pelos jornalistas paraibanos em busca de liberdade de expressão. Um documento foi entregue, na semana passada, à OAB-PB relatando situações de abuso por parte do poder público na tentativa de cercear a fala dos formadores de opinião.
Leia abaixo a reportagem publicada ontem no Portal Imprensa:
"Dércio Alcântara: "O clima para os jornalistas na Paraíba mudou"
Os jornalistas da Paraíba têm lutado para conquistar maior liberdade de imprensa em seu estado. Nos últimos dias, cerca de 50 profissionais de diferentes veículos entregaram uma Carta Denúncia a diversas instituições, como a OAB, a FENAJ e a Assembleia Legislativa. O documento relata abusos do poder público sobre a imprensa, que tem enfrentado dificuldades para realizar seu trabalho. Além disso, contabiliza também diversas ações judiciais contra comunicadores.
Estes e muitos outros episódios que denotam uma predileção do governador Ricardo Coutinho (PSB/PB) em barrar o trabalho de jornalistas são relatados ao Portal IMPRENSA pelo jornalista Dércio Alcântara. Ele é alvo de 42 processos movidos por Coutinho, todos devidos a postagens em blog. No site, Alcântara publica críticas e análises sobre os jogos de poder na Paraíba. "A gente está vivendo um clima diferente, como o que a minha geração viveu no tempo da ditadura" afirma ele.
Alcantâra começou o "Blog do Dércio" em 2005. Até 2011, quando Coutinho assumiu o cargo de chefe do executivo, o jornalista nunca tinha sido alvo de um processo.
Sobre a situação da imprensa em geral na região, ele ressalta: "Nenhum repórter, de nenhum veículo, consegue ter acesso a informações de repartições públicas, sejam elas municipais ou governamentais." Além disso, Alcântara descreveu uma dezena de casos de jornalistas que foram transferidos de cidade, de outros que não conseguiam entrevistas com diretores de escolas e hospitais em ocasiões polêmicas na cidade, etc. Aparentemente, a maioria das ações são acompanhadas de reforço policial e intimações judiciais. "A polícia é utilizada como um instrumento de pressão contra os jornalistas aqui" afirma ele.
Recentemente, ainda, foi descoberto esquema de grampo telefônico na Assembleia, suspeito de ser ferramenta utilizada para vigiar a vida de jornalistas locais. "Me preocupa muito esse acirramento, porque, se em 7 meses a gente está vivendo uma situação como essa, me preocupa o que vai acontecer daqui pra frente" observa."
COM CLICK PB
Uma ocorrência no mínimo inusitada foi registrada no final da noite deste domingo, dia 24, no bairro Novo Horizonte, em Arapiraca.
Um casal – ele com 19 anos e ela com 18 – foi flagrado fazendo sexo dentro de um veículo, tentou fugir, e o jovem se feriu quando tentou pular uma cerca de arame farpado. Detalhe: o jovem – que reside no bairro de Ponta Verde, em Maceió, estava nu.
A ocorrência está descrita no relatório do 3º BPM, sediado no município. De acordo com a PM, uma guarnição que estava em rondas pelo local teria se deparado com um veículo Celta de cor prata e placa NLZ 5429/AL, parado na Rua José Marques Freire, em atitude suspeita.
A guarnição teria determinado aos ocupantes que deixassem o veículo, contudo, o motorista saiu em alta velocidade, tentando fugir do flagrante constrangedor e acabou colidindo com o canteiro central da Avenida Ceci Cunha. Após a colisão, o condutor abandou o carro – e a companheira – e tentou sair do local correndo, completamente nu.
Mas engana-se que a falta de sorte do casal chegou ao fim. Ao tentar a fuga a pé, o jovem motorista tentou pular uma cerca de arame farpado e acabou se ferindo nas costas e nos órgãos genitais. O motorista foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e posteriormente encaminhado para a Central de Polícia Civil de Arapiraca, onde foram autuados e liberados.
DA REDAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário