-->

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sobral - CE: Seis estações do Metrô começam a ser edificadas







O sistema vai ser operado com cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs), aproveitando parte da malha ferroviária já existente.

Seis das 11 estações do metrô de Sobral começaram a ser edificadas. A obra, que começou há cinco meses, é prevista para ser concluída no fim de 2012.

O sistema vai ser operado com cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs), aproveitando parte da malha ferroviária já existente. O empreendimento terá um investimento de cerca de R$ 70 milhões.

No trecho remodelado, serão instaladas seis estações (Sinhá Saboya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré). Foram executados a fundação, os pilares e a plataforma da estação Cohab II e teve início a montagem de sua estrutura metálica.

A escavação da fundação da estação Dom José também foi finalizada. Na Dom Expedito, foram concluídos o aterro, as fundações, os pilares e está sendo executada a plataforma. Na estação Sumaré, estão também concluídos a fundação, os pilares e a plataforma.

Na linha a ser implantada, serão cinco estações (Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III). Na estação Grendene, estão finalizados as fundações, os pilares e a plataforma. Foi iniciada a montagem da estrutura metálica. Na estação Alto da Brasília, fundações e pilares foram concluídos. Está sendo construída a plataforma.

Metrô de Sobral
O Metrô de Sobral terá 12,18 quilômetros de extensão e terá dois ramais. Um deles, com extensão de 6,4 quilômetros, compartilha a linha de cargas já existente e hoje administrada pela Transnordestina Logística.

Também será implantado o Ramal Grendene-Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções.

O metrô, cujo objetivo é estruturar as cidades de médio porte do Ceará, vai estruturar o sistema de transporte urbano da cidade de Sobral, polo de desenvolvimento da Região Norte.

 

F  - POVO Online

Nenhum comentário: