-->

domingo, 14 de agosto de 2011

Ataque contra sede de governo do Afeganistão deixa 27 mortos


Carro-bomba explodiu na entrada do complexo onde estão os gabinetes.
Atentado ocorreu na província de Parwan, 50 km ao norte de Cabul.

Da France Presse
Um ataque suicida reivindicado pelos talibãs matou 27 pessoas neste domingo (14) no complexo governamental da província de Parwan, 50 km ao norte de Cabul, no momento em que ocorria uma reunião com assessores da Otan.
Um homem explodiu um carro-bomba na entrada do complexo onde estão os gabinetes, abrindo passagem para homens armados, indicou Sidiq Sidiqi, porta-voz do ministério do Interior, acrescentando que a ação ocorreu por volta do meio-dia,no horário local (4h30 da madrugada deste domingo no horário de Brasília).
Segundo o ministério do Interior, o ataque matou 16 funcionários provinciais e seis agentes da polícia, além de ferir outras 34 pessoas, incluindo dez policiais. Dois camicases e outros três terroristas armados também morreram na ação.
Homens investigam local onde carro-bomba explodiu (Foto: Massoud Hossaini/AFP)Homens investigam local onde carro-bomba explodiu (Foto: Massoud Hossaini/AFP)
"Estávamos reunidos com o governador (...) entraram cinco camicases no complexo (onde estão os gabinetes) e houve um tiroteio", explicou à AFP o chefe de polícia de Parwan, Sher Ahmad Maladani, que também estava presente no encontro.
Também participavam da reunião o vice-governador, um representante local dos serviços de inteligência afegãos e assessores da Otan, explicou.
Por sua vez, Zabihulah Muyahid, um porta-voz dos talibãs, enviou à AFP uma mensagem de texto por celular reivindicando este "ataque suicida com vários camicases contra a sede do governo de Parwan".
Durante o ataque, o governador provincial Abdul Basir Salangi deu declarações ao canal de televisão Tolo News a partir de seu gabinete. "Estou aqui dentro", afirmou.
Salangi é um conhecido ex-comandante resistente durante a ocupação soviética (1979-1989), e que também combateu contra os talibãs, no poder entre 1996 e 2001. Após a queda dos talibãs, foi chefe de polícia de Cabul e depois de Kandahar.
Um fotógrafo da AFP constatou que partes do complexo estavam muito danificadas. Policiais, militares afegãos e americanos foram mobilizados no local do incidente.
Um porta-voz da Otan afirmou que a coalizão liderada pelos Estados Unidos, presente no Afeganistão desde a invasão de 2001, limitou-se a enviar helicópteros para evacuar os feridos.
Os talibãs multiplicaram recentemente os ataques contra locais estratégicos ou autoridades de alto escalão no Afeganistão.
No dia 6 de agosto, sábado, um helicóptero dos Estados Unidos caiu neste país causando a morte de 30 militares americanos, em outro incidente reivindicado pelos talibãs, o mais mortífero para a coalizão desde a invasão americana há quase dez anos.
Os novos atos de violência preocupam a Otan no momento em que suas forças começam a se retirar do país e a transferir a responsabilidade da segurança às forças afegãs.

Nenhum comentário: