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terça-feira, 16 de agosto de 2011

Brasileiras querem calcinhas cada vez menores, mas confortáveis


Pesquisa mostra que conforto e praticidade são o que mais importa.
Apelo sexual desponta como terceiro item; veja a evolução do acessório.

Letícia MacedoDo G1 SP
Tatiane Minerato experimenta modelo de calcinha do início do século e modelo de fio dental que será lançado em agosto 2 (Foto: Raul Zito / G1)Tatiane Minerato experimenta modelo de calcinha da virada do século 19 para o 20 e modelo de fio dental que será lançado neste mês (Foto: Raul Zito/G1)
Considerada peça essencial no guarda-roupa das mulheres, a calcinha tem ficado cada vez menor. Mas se engana quem acha que só o tamanho importa. Uma pesquisa recente feita pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) mostra que as brasileiras não abrem mão do conforto e da praticidade, os dois itens mais importantes, segundo elas, na hora de escolher o acessório.
O apelo sexual, no entanto, já desponta como o terceiro item mais relevante quando se decide comprar a lingerie. De olho nesta tendência, marcas tradicionais resolveram apostar nos modelos mais provocantes e nos chamados fios dentais, que já não são mais exclusividade dos sex shops. Neste mês, uma empresa promete lançar no mercado uma das menores calcinhas já vistas por aqui.
Para mostrar a evolução da peça ao longo dos anos, o G1 convidou a rainha da bateria da Gaviões da Fiel, Tatiane Minerato. Ela foi até o Brechó Minha Avó Tinha, em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, e experimentou de tudo: desde um modelo da virada do século 19 para o 20, chamado de pantalon, até o famoso fio dental atual.
Pesquisa sobre o consumidor de moda íntima do IEMI, feita com 1.100 pessoas em vários estados, mostra que o item conforto (39,6%) lidera a motivação da escolha da lingerie, seguido pela praticidade (15,2%). Esses dois itens também são apontados pelas consumidoras na hora de adquirir outras peças do vestuário.
Porém, o que chama atenção no levantamento é que na hora da compra uma em cada cinco consumidoras leva em consideração o apelo sexual/ provocante (13,2%) ou romântico (5,9%) das peças íntimas. “Com relação às lingeries, as mulheres se sentem mais confortáveis para ousar, pois o produto as permite mostrar aquilo que elas acham que devem. Isso é significativo e está dentro do esperado para a categoria [lingerie]”, afirma o diretor do IEMI, Marcelo Villin Prado.
Peças em cores fortes são destaques de venda da DeMillus (Foto: Raul Zito / G1)Peças em cores fortes são destaques de venda
da DeMillus (Foto: Raul Zito / G1)
Corpo em cima
As mulheres têm reforçado o cuidado com o corpo e praticado mais esporte e, por isso, se sentem mais à vontade para recorrer aos modelos menores, segundo Miti Shitara, professora de História da Moda da Faculdade Santa Marcelina. E não é só o fio dental que mostra ousadia. “Mesmo as calcinhas brasileiras de tamanho médio são ousadas. O corpo da brasileira também ajuda a ser sensual”, diz a professora.
Para Miti, a importância que a brasileira tem dado a modelos delicados e que utilizem rendas e estampas delicadas, por exemplo, é vista por professora como um “certo retorno ao romantismo”. “A mulher hoje já conquistou o espaço desejado no mercado de trabalho e recuperou a vontade de seduzir. O jogo da sedução está mais acelerado, mas eu vejo uma tendência a um romantismo maior, o que fica evidente no resgate de algumas peças com rendas e do corpete”, observa.
Por outro lado, a estilista Adriana Toci, da DeMillus, acredita que a atual tendência evidencia um pouco mais do que o romantismo. “Eu sinto que a mulher brasileira tem dado uma apimentada no romantismo. Peças em cores fortes, como vermelho, púrpura, uva, pink escuro são destaques de venda.”
Ao observar a evolução dos modelos de lingerie, uma das maiores especialistas britânicas em história da roupa íntima, Rosemary Hawthorne, é categórica ao afirmar em seu livro “Por baixo do pano: a história da calcinha”: “É fascinante constatar que, quanto mais as mulheres tiveram a chance de assumir as rédeas das próprias vidas, mais provocantes e sensuais foram se tornando as roupas de baixo que elas usavam.”
Pequeninhas
“Eu uso sempre calcinhas bem pequenas. De segunda a quarta-feira, eu uso um modelo tanguinha. De quinta a domingo, quando a probabilidade de sair é maior, eu uso fio dental. A gente não sabe o que pode acontecer. Então, é melhor se prevenir. Não gosto de calcinha grandona, não”, afirma a advogada Renata Poltronieri Cortucci, de 23 anos.

O ousado modelo, além de destacar as curvas femininas, valoriza os glúteos e contribui de maneira ímpar na hora da sedução. “Eu gosto daquele com só um fiozinho. Eu me sinto muito mais sexy de fio dental. Os homens também preferem, devido ao formato do meu bumbum. Eu fiz lipoescultura e acho que o fio dental valoriza o meu quadril”, diz Renata.

Porém, as adeptas do fio dental destacam que sua utilidade vai além da preocupação com a sedução. A peça ganhou espaço entre as mulheres que trabalham com roupa social. “Para usar com roupa social, eu acho que o fio dental é uma peça fundamental no meu guarda-roupa, porque não deixa marcas”, diz a consultora de sistemas Danielle Vale, de 33 anos.
Fio dental é campeão de vendas da DeMillus nas linhas jovens (Foto: Raul Zito / G1)Fio dental é campeão de vendas das linhas jovens
da DeMillus (Foto: Raul Zito / G1)
A marca DeMillus, criada há cerca de 60 anos, afirma ter registrado nos primeiros meses de 2011 um crescimento de 40% nas vendas de fio dental, em comparação com o mesmo período de 2010. A marca já tem como produto campeão de vendas de linhas destinadas a jovens um modelo de fio dental. Em 2010, apenas esse modelo vendeu 262 mil peças, 4% das vendas de calcinhas vendidas pela marca naquele ano.

A DeMillus também diz ter constatado nos últimos anos um crescimento significativo das “linhas eróticas”. “Antes eram produtos apenas destinados a sex shops. Existe uma constante busca por sofisticação. Esse mercado está invadindo as marcas tradicionais”, diz estilista Adriana Toci. De acordo com a estilista, estampas novas e rendas são artifícios para impulsionar as vendas de lingerie. A empresa também registra vendas importantes de modelos que se destinam à modelagem do corpo.

Embora a calcinha campeã de vendas da Duloren seja modelo biquíni, menos cavada no bumbum que a tanga ou um fio dental, a empresa aposta no charme da brasileira e vai lançar a menor calcinha de sua linha a pedido das consumidoras. De acordo com a diretora de marketing e Estilo da Duloren, Denise Areal, as consumidoras queriam um modelo menor que não marcasse em nada na roupa e fosse confortável, sem abrir mão do componente sexy. O novo fio dental, feito com lycra importada, deve chegar às prateleiras de todo o país ainda neste mês.
ConfortoOs fabricantes asseguram que avanços tecnológicos permitem a criação de modelos bastante confortáveis. “Não é porque uma peça é sensual que a gente vai ignorar o conforto. Para confeccioná-las, utilizamos materiais leves e macios. Também fazemos vários fios dentais com tecido dobrado, o que dispensa os elásticos. Quando os utilizamos, optamos por elásticos que não sejam ásperos ou rígidos”, diz a estilista da DeMillus.

Em um país com biótipos tão distintos, porém, é preciso atenção ao tamanho e modelo adequado ao corpo. A estilista da DeMillus afirma que uma leitura da etiqueta ou a consulta com uma vendedora pode ajudar. “A brasileira tem uma certa dificuldade em analisar o tamanho correto. Também é preciso ficar atenta às alterações no peso. Não é porque se trata de uma peça elástica que vai servir sempre.”
A atual tendência a utilizar tamanhos pequenos nem de longe lembra as origens da calcinha, que “nasceu para ser símbolo de recato”, segundo Rosemary Hawthorne.
Desaparecimento da calcinhaA tendência à redução do tamanho da calcinha sinaliza, então, que a peça tão importante do vestuário feminino caminha para o desaparecimento? A professora Miti Shitara descarta essa possibilidade. “Essa história de andar sem calcinha não pega. É totalmente desconfortável e anti-higiênico. Além disso, o corpo desnudo é insípido. Precisamos sempre de algum acessório para torná-lo sensual, mesmo que ele seja pequeno ou transparente.”

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