sexta-feira, 19 de agosto de 2011
SEMINÁRIO DISCUTIU O DIREITO DA IMPRENSA
“O Judiciário e a imprensa precisam dialogar. Esperamos que o seminário venha contribuir para essa aproximação e para uma relação cordial e respeitosa entre as duas instituições”.
Profissionais de comunicação com atuação em jornais, rádios, televisão, internet e assessorias de imprensa participaram na última segunda-feira (8) do “II Seminário de Direito para a Imprensa”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, com o apoio da Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam).
A comunicação no Judiciário, a liberdade de expressão, as relações com as fontes, as restrições aos meios de comunicação, propostas de criação de conselhos de comunicação e a cobertura jornalística no âmbito do Poder Judiciário em geral foram alguns dos assuntos abordados no evento.
No pronunciamento de abertura do seminário, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, apontou a importância do evento para o aprimoramento profissional dos profissionais de imprensa que fazem a cobertura do Poder Judiciário.
“O Judiciário e a imprensa precisam dialogar. Esperamos que o seminário venha contribuir para essa aproximação e para uma relação cordial e respeitosa entre as duas instituições”, ressaltou..
O diretor da Escola da Magistratura do Maranhão, desembargador Marcelo Carvalho, por sua vez, criticou as tentativas de restrição aos meios de comunicação na América Latina, principalmente no Equador e na Bolívia, que tentam implantar mecanismos de monitoramento da imprensa.
“Nenhuma democracia resiste sem a liberdade de expressão. A imprensa é a força e a voz da sociedade”, assinalou.
PALESTRAS - O repórter da revista eletrônica Consultor Jurídico, Rodrigo Haidar, e o juiz e professor universitário, André Bogéa, se revezaram na discussão dos temas “A cobertura Jornalística do Poder Judiciário” e “O Direito-dever de Informar e a Liberdade de Expressão”, apresentando estudos de casos que traduzem e exemplificam melhor as relações entre a imprensa e o Judiciário.
Durante as exposições, os dois palestrantes ressaltaram a importância do evento, tanto por abrir uma oportunidade para aproximar imprensa e Judiciário, como também por trazer elementos para que os profissionais de imprensa tenham uma melhor compreensão do papel das duas instituições no sistema democrático.
Os dois palestrantes falaram também do papel da liberdade de imprensa na consolidação da democracia no Brasil, destacando que o desafio básico da imprensa hoje é traduzir os temas jurídicos com todas as suas complexidades para a sociedade.
O seminário tem como objetivo contribuir para a qualidade da cobertura jornalística das atividades do Poder Judiciário, por meio da compreensão das atribuições, estrutura e funcionamento dos órgãos da Justiça estadual.
O evento prossegue nesta terça-feira (9), a partir das 18h30, com as palestras dos desembargadores Marcelo Carvalho e Lourival Serejo, que falarão, respectivamente, sobre “O Processo Criminal e a Imprensa”, e "A Simplicação da Linguagem Jurídica”.
Antonio Carlos
Assessoria de Comunicação do TJMA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário