-->

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ESTADOS UNIDOS: Praias da Califórnia podem desaparecer



A elevação do nível do mar em consequência das mudanças climáticas pode fazer desaparecer algumas das praias mais conhecidas da Califórnia até o final do século, junto com centenas de milhões de dólares em propriedades, segundo um novo estudo divulgado ontem, quinta-feira (15).
Economistas da universidade passaram dois anos projetando prejuízos econômicos da mudança climática no Ocean Beach de San Francisco e nas comunidades de Carpinteria, Malibu, Venice e Torrey Pines State Reserve, perto de San Diego.
Baseados em previsões que dizem que o nível do mar vai subir entre um e dois metros até o ano 2.100, os pesquisadores conceberam modelos prevendo que propriedades, infraestrutura, habitat selvagem e espaço aberto seriam inundados ou erodidos, assim como o valor dessas perdas.
Alto custo
Eles também pesquisaram relatórios existentes para determinar o custo de proteger ou substituir esses recursos costeiros. A praia de Venice é a que será mais atingida das cinco praias estudadas, com um aumento de dois metros no nível do mar nos próximos 90 anos, resultando em US$ 96 milhões de prejuízos, segundo o relatório. Um aumento de um metro no mesmo período provocaria um prejuízo de US$ 31,6 milhões.

Moradores da Califórnia em praia durante competição esportiva em setembro deste ano (Foto: Alex Gallardo/Reuters)Moradores da Califórnia e turistas em praia durante competição esportiva em setembro deste ano: elevação do mar pode varrer costa do estado norte-americano (Foto: Alex Gallardo/ReutersDa Reuters
G1

Nenhum comentário: