-->

domingo, 23 de outubro de 2011

Pesquisa aponta Cícero como vencedor das eleições para PMJP; Zé fica em 2º e Agra em 3º



Pesquisa aponta Cícero como vencedor das eleições para PMJP; Zé fica em 2º e Agra em 3ºO Jornal da Paraíba deste domingo (23) trará os números da 1ª pesquisa contratada pela empresa com vistas às eleições de 2012, em João Pessoa.

De acordo com os números, o senador Cícero Lucena (PSDB) venceria as eleições em todos os cenários apresentados pela pesquisa, onde seu nome aparece.

Na pesquisa estimulada, Cícero Lucena lidera com 23% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-governador José Maranhão (PMDB) com 19%. O prefeito Luciano Agra (PSB) ficou com a terceira colocação com 16%. O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) obteve 5% da preferência do eleitorado.

Os deputados federais Luiz Couto (PT) e Manoel Júnior (PMDB) tiveram 4 pontos, cada. Major Fábio (DEM), Lourdes Sarmento (PCO) e Ítalo Kumamoto foram citados por 1% do eleitorado. Neto Franca não pontuou.

Em um segundo cenário, onde não constam os nomes de Luiz Couto, Manoel Júnior e Neto Franca, Cícero teria 24% dos votos, contra 20% de Maranhão e 18% de Agra.

Na pesquisa, quando são retirados os nomes de Cartaxo, Manoel Júnior e Neto Franca, Cícero Lucena pula para 25% e Maranhão se mantém com 20%. Agra fica com os mesmos 18%.

Quando a pesquisa retira os nomes de Maranhão, Cartaxo e Kumamoto, o cenário favorece ainda mais Cícero Lucena que sobe para 31%, 12 pontos a mais que o segundo colocado, Luciano Agra, que fica com 18%.

No cenário em que se retiram os nomes de Maranhão, Couto e Kumamoto, o resultado é quase idêntico ao anterior. Cícero fica com 31% e o segundo colocado, Agra com 20 pontos percentuais.

A pesquisa aponta ainda que, havendo segundo turno, Cícero Lucena venceria os seus dois principais adversários: José Maranhão e Luciano Agra.

No confronto direto com Agra, Cícero teria 49% contra 29 pontos do prefeito. Na disputa com Maranhão, Cícero teria 38% e Maranhão 29%.

Cícero, de acordo com a pesquisa, tem a preferência de 37% eleitorado masculino e 47% do feminino na disputa direta com o socialista, que tem a preferência de 31% dos homens e 27% das mulheres.

Na faixa etária entre 16 e 24 anos, Cícero também bateria o atual prefeito. O tucano tem 47% da preferência contra 31% de Agra.

Em havendo um segundo turno, Maranhão versus Agra, o peemedebista venceria o prefeito. Ele teria 35% dos votos contra 32% de Agra.

O atual prefeito de João Pessoa só venceria as eleições apenas num confronto com Luiz Couto, Luciano Cartaxo ou Manoel Júnior.

Segundo a pesquisa, 13% do eleitorado disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 14% ainda não sabem ou não quiseram responder.

A consulta foi contratada ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e foi realizada no período de 15 a 17 de outubro. O Instituto ouviu 800 pessoas sobre a intenção de votos na capital. O intervalo de confiança do levantamento é de 95,5 % e a margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

Na edição da próxima terça-feira, 25, o Jornal da Paraíba vai publicar o resultado da avaliação das gestões de Luciano Agra, e do governador do Estado, Ricardo Coutinho, também do PSB.

Neste mesmo dia, o JP vai anunciar o resultado do questionário aplicado junto à população sobre os principais problemas que afetam a capital paraibana.

Ainda na semana que vem, em data ainda não definida pela editoria, outra edição mostrará quais foram os nomes citados pelos pessoenses para a Câmara Municipal.  

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário: