-->

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Procon recolhe brinquedos irregulares em loja de João Pessoa



Produtos importados estavam sem instruções em português.
Oito estabelecimentos foram notificados.

Procon fiscaliza lojas em João Pessoa  (Foto: Divulgação/ Secom-JP)Produtos  foram recolhidos porque não estavam de
acordo com normas(Foto: Divulgação/ Secom-JP)
O Procon de João Pessoa realiza uma série de fiscalizações para evitar irregularidades na venda de brinquedos para o Dia das Crianças. Na segunda-feira (10), oito estabelecimentos foram inspecionados e um foi notificado e teve produtos recolhidos porque eles não continham as instruções em português.

A ação do Procon observa principalmente se os produtos estão de acordo com as normas de segurança e certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). "Mesmo que alguns produtos sejam importados, precisam estar de acordo com as normas brasileiras para serem comercializados. Se for da China, por exemplo, é obrigado a ter as informações em português. A faixa etária recomendada para o brinquedo também deve constar na embalagem para evitar acidentes com peças desmontáveis e pequenas”, disse o secretário executivo do Procon, Sandro Targino.

De acordo com o chefe de fiscalização do órgão, Vamberto Alexandre de Souza, as equipes foram divididas para fiscalizar tanto as lojas no comércio do Centro da cidade como os estabelecimentos nos shoppings. "Os fiscais também estão de olho nas publicidades e verificando se o produto que está na loja corresponde ao que foi anunciado. Às vezes algumas lojas podem confundir os consumidores e, por isso, estamos atentos”, destacou.

Ele explicou que, de maneira geral, os fornecedores estão atendendo às normas de segurança. "É um balanço positivo, pois apenas um estabelecimento vendia um brinquedo que estava apenas em língua estrangeira. O produto foi recolhido e só volta às prateleiras quando estiver adequado”, afirmou Vamberto Alexandre.

Além de fiscalizar os brinquedos, os fiscais do Procon-JP também estão distribuindo material educativo para orientar pais e crianças na hora das compras. A ideia é conscientizar os consumidores para que também saibam identificar falhas nos produtos ou na comercialização e denunciem ao Procon.
 Da Redação Araçagi em focos, 

Nenhum comentário: