-->

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Especialista da Paraíba Orienta Sobre o Uso Correto do Cartão de Crédito


Pesquisar também é palavra de ordem na hora de escolher cartões de crédito. A dica é do administrador Guilherme Baía, apresentador do quadro Bolso Tranquilo, exibido no Bom Dia Paraíba.
Ele Recomenda que as famílias tenham no máximo dois cartões para evitar problemas na gestão das contas assumidas com eles. Ainda segundo Baía, é preciso ficar atento aos pacotes de serviços extras oferecidos pelas empresas porque eles podem ser úteis, desde as famílias saibam usar bem o cartão, inclusive reclamando do que for cobrado extra.

Na Coluna desta quinta-feira (24), o administrador também alertou sobre a definição da data de vencimento das faturas. Ele explicou que existem operadoras de cartão que oferecem prazos a cada quinze dias, o que pode ser nocivo no caso de famílias que tenham apenas uma renda no fim do mês e que dificilmente têm sobra de orçamento para fazer o pagamento total, por exemplo.
"A dose entre os benefícios e os males do cartão está nas mãos de quem o usa", destacou Guilherme. Para ele, como toda ferramenta, o crédito precisa ser bem utilizado, se não vai acabar prejudicando. Isso vale principalmente em relação ao pagamento da fatura, que deve ser preferencialmente do valor total, alertou.
Quem paga valores próximos do mínimo abate muito pouco do saldo devedor. Ele explicou que os bancos são obrigados a não cobrar menos do que 15% e, como grande parte das taxas de juros estão próximas disso, o efeito é muito pequeno. Além do fato de que no mês seguinte, o consumidor ainda vai ter o acumulado das novas parcelas além de novas compras feitas.
FONTE: G1-PB

Nenhum comentário: