-->

sábado, 26 de maio de 2012

Neste domingo (27) tem mais uma Romaria de Frei Daminhão em Guarabira


A Igreja Católica do Brejo paraibano estará realizadando neste domingo (27), na cidade de Guarabira/PB, mais uma romaria de Frei Damião, que marcará a festa de Pentecostes e os 15 anos de morte de frei Damião, o Santo das missões do Nordeste brasileiro.
Concentração em frente à Cadetral
O início está marcado para as 14:30h, saindo de frente à Catedral de Nossa Senhora da Luz, indo até o Santuário de Frei Damião, na Serra da Jurema, também em Guarabira.
Milhares de romeiros e fiéis da Igreja Católica estão sendo esperados pelos organizadoresdo evento, que todos os anos recebe dezenas de caravanas das mais diferentes regiões da Região Nordeste e do Brasil.
Ao final, uma missa será celebrada pelo Bispo Diocesano, D. Lucena, com a participação dos padres de toda a paróquia.
O Memorial
O Santuário de Frei Damião, situado na cidade de Guarabira (Paraíba), é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião de Bozzano, um missionário do Nordeste brasileiro. Atualmente é considerada a terceira maior estátua do Brasil.
Memorial Frei Damião em dia de romaria
A inauguração, em dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis. Foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, a prefeitura de Guarabira e o governo do estado da Paraíba em sua edificação.
Projetado pelo arquiteto Alexandre Azevedo, a construção do santuário foi inciada no dia 25 de março, de 2000, na administração da então prefeita Léa Toscano, em parceria com o Governo do estado.
O local foi transformado em santuário através de um decreto emitido em 2007 pelo então administrador apostólico Dom Jaime Vieira Rocha, tendo como reitor o Padre Gaspar Rafael Nunes.
O santuário fica situado em Guarabira, no Piemonte da Borborema, a 98 quilômetros da capital, João Pessoa, no estado da Paraíba, na Serra da Jurema.
A principal atração do santuário é a estátua do Frei Damião que tem cerca de 34 metros de altura e pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Do alto da Serra da Jurema, é possível ver toda a cidade de Guarabira e algumas cidades próximas, situadas num raio de 50 quilômetros.
Foto aérea do Santuário
O monumento possui ainda um museu, que foi montado com a consultoria da Fundação Joaquim Nabuco, casa de ex-votos, praça de celebração, capela e Via Sacra. O museu do Santuário de Frei Damião, além de objetos pessoais, fotografias e artigos religiosos, dispõe ainda de várias estátuas em tamanho natural, as quais reproduzem aspectos da vida do Santo das Missões.
Por decreto da lavra do Administrador Apostólico da Diocese de Guarabira, Dom Jaime Vieira Rocha, o Memorial de Frei Damião, no final de 2007, foi elevado à categoria de Santuário Diocesano. Com a medida, lá podem ser realizados casamentos e batizados.
Acesso
Os dois acessos ao santuário são pavimentados e iluminados. Ao longo do percurso é possível ver todas as estações da Via Crucis, fruto do trabalho de artesões locais, além do Cruzeiro, que foi erguido bem antes do Memorial, na década de 60.
Foto noturna do Santuário
Com aproximadamente 34 metros de altura o memorial atrai turistas de vários locais e é a 3º maior estatua do brasil, perdendo somente para o Cristo Redentor e pro Alto de Santa Rita de Cássia, a maior estátua da América e a maior estátua católica do mundo.
Dados Técnicos
Localização: Guarabira, Paraíba, Brasil
Arquiteto Escultor: Alexandre Azêdo de Lacerda
Engenheiro: Argemiro Brito de França
Altura total: 34.0m
Altura da estátua: 22.0m
Altura do pedestal: 12.0m
Peso da Estátua: 750 toneladas
Início da construção: 25 de Março de 2000
Inaugurado em: 19 de Dezembro de 2004
Administração: Diocese de Guarabira
Reitor do santuário: Pe. Gaspar Rafael Nunes da Costa

Nenhum comentário: