-->

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tudo Sobre O Incêndio Em Boate No RS Que Matou Mais De 200 Pessoas



Incêndio destrói casa noturna no (RS)

O incêndio que matou ao menos 231 pessoas na madrugada deste domingo (27) em Santa Maria (RS) foi rápido e devastador de acordo com o relato de pessoas que estavam no local e sobreviveram à tragédia.

Em sua maioria jovens, durante um show em uma casa noturna na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo.


Em entrevista à GloboNews a jovem Luana Santos Silva, de 23 anos, contou como se salvou.


"Estava próxima à saída quando o fogo começou. Olhamos para o teto e lá na frente do palco estava começando um fogo, foi um amigo nosso que nos mostrou, aí começamos a cair. Minha irmã me puxou e eu saí arrastada pelo chão. Era uma porta muito pequena para sair", conta ela.

A velocidade com a qual a fumaça se espalhou foi o que mais impressionou Luana e sua irmã Aline Santos Silva, de 29 anos.

"Em questão de um minuto a gente saiu e já tinha fumaça saindo. A fumaça se espalhou muito rápido, não deu tempo das pessoas saírem por causa da fumaça. Acho que as pessoas começaram a passar mal e logo já saíram pessoas manchadas da fumaça escura", afirma Aline.

Um dentista não identificado também sobreviveu à tragédia e relatou ao portal Zero Hora que a situação após o início do incêndio era de caos total. Segundo ele o fogo começou já na primeira música da banda que se apresentava no local. 

"Tem um corrimão para organizar a fila, e era tanta gente empurrando que ele parecia um arame. Ele ficou trancado e começou a cair gente. Vi gente morrer na minha frente", lamentou o dentista.

É incrível como algumas emissoras têm pouca estrutura ou falta de direção na hora de transmitir uma tragédia como a que ocorreu na boate Kiss, em Santa Maria, em que mais de 231 pessoas morreram, na madrugada deste domingo. Enquanto a Globo, como de costume, parou toda sua programação para falar deste acidente desde às 9h30 (o "Esporte Espetacular" derrubou todas as pautas), a Record, que há alguns anos tinha o lema "rumo ao primeiro lugar", exibia desenho "Pica Pau".

A Band transmitia o filme "No Mar com Golfinhos". As duas emissoras só passaram a exibir a tragédia por volta das 12h45. Neste horário, o SBT seguia transmitindo o "Domingo Legal" e só começou a falar do assunto e mostrar de imagens de Santa Maria às 12h55. Ok, nem todo mundo quer ouvir esse tipo de coisa pela manhã, mas ignorá-la por horas evidencia um total despreparo.

A Banda utilizava efeitos pirotécnicos em boate

Sobreviventes do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), afirmam que a fogo começou junto ao show de uma banda que se apresentava no local e utilizava recursos pirotécnicos em cima do palco. Taynne Vendrúsculo, estudante que sobreviveu á tragédia, afirmou à GloboNews que conseguiu ver o começo do incêndio.

"Foi durante uma música em que o cantor estava fazendo uma apresentação que tinha efeitos [pirotécnicos], porque provocou faíscas, alguma coisa que acreditamos que possa ter sido isso que causou [o incêndio]. Foi muito rápido. Ele estava cantando e, quando a gente viu, ele parou de cantar e aí a gente olhou e prestou atenção no que estava acontecendo e tinha o fogo no teto", conta ela.

A estudante sobreviveu por estar perto da saída logo que o fogo começou. Ela conta que a velocidade com a qual a fumaça se alastrou foi tão rápida que apenas os que conseguiram sair nos primeiros minutos sobreviveram.

"Nós estávamos em um local perto da porta de saída, então foi mais fácil para a gente poder sair, mas era um corre-corre, todo mundo empurrando, pessoal caindo no chão. [Foi mais fácil sair] só pelo fato de estarmos perto da porta de saída, ali num local que era mais próximo. Quem estava próximo ao palco, do outro lado, não teve condições de sair", disse ela à GloboNews.


Prefeitura de Santa Maria decreta luto oficial de 30 dias

O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias devido à tragédia que resultou na morte de 231 pessoas em um incêndio nesta madrugada (27). O acidente ocorreu na boate Kiss durante uma festa universitária.

Ao decretar o luto, a prefeitura também prevê a contratação imediata de profissionais da área da saúde, incluindo psicólogos e psiquiatras, para dar assistência às famílias das vítimas.

Segundo informações divulgadas no site do município, Schirmer e a equipe de governo estão acompanhando de perto os desdobramentos do acidente e ajudando as autoridades competentes no socorro e no resgate das vítimas.

Tragédia mobiliza autoridades e anônimos no twitter

RIO - A tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, mobiliza internautas na rede e já está entre os tópicos mais comentados no Twitter. Autoridades e anônimos utilizaram o microblog para prestar homenagem às vítimas.
"Não se tem o que dizer a não ser nos solidarizar com a comunidade de Santa Maria e com os familiares das vítimas pela tragédia desta madrugada" (Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul)
"Domingo com o coracão triste pelas notícias que chegam de Santa Maria. Meu Deus! Quanta tristeza!" (Manuela D'Ávila, deputada federal)
"Minha solidariedade a Família dos Mortos na Boate em Santa Maria, que o espírito santo de Deus possa consolar cada família". #Luto (Souza, jogador do Grêmio)
Rio Grande do Sul acorda de luto neste domingo. Pelo que dizem, é a maior tragédia da história do estado...(Luísa Helena Stern)
"Sinto pelas vítimas, mas também pelos familiares das mais de 180 pessoas que morrem num incêndio no Rio Grande do Sul. Só Deus para amparar". (Nivaldo de Cillo)

Dilma antecipa retorno do Chile e vai ao RS nesta tarde

A presidente Dilma Rousseff fez novo contato com o governador Tarso Genro avisando que antecipará o seu retorno do Chile - onde participa de reunião da Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos com a União Europeia - e irá até a cidade gaúcha de Santa Maria, para prestar solidariedade aos familiares das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss.

A Brigada Militar confirmou, em entrevista coletiva concedida no Ginásio Municipal de Santa Maria, na manhã deste domingo, a morte de pelo menos 180 pessoas no incêndio que atingiu a boate. O número corresponde apenas aos corpos que estão no ginásio municipal, e não considera as vítimas que seguem na boate ou que foram levadas para os hospitais da região e morreram em atendimento. 

A presidente, em contato anterior com o governador gaúcho, já havia colocado à disposição do Estado toda a estrutura do governo federal para prestar atendimento às vítimas. Genro, por meio de sua conta no Twitter, confirmou que se dirigirá a Santa Maria. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", escreveu o governador.
A polícia gaúcha afirmou que a identificação prévia das vítimas está sendo feita pela carteira de identidade, mas que os familiares deverão fazer a identificação visual. Testemunhas afirmam que o fogo começou durante o show pirotécnico da apresentação de uma banda, na boate Kiss. O material de isolamento acústico do prédio - feito de espuma - incendiou e a fumaça intoxicou as vítimas.
Duzentas pessoas foram levadas aos hospitais da região, que estão solicitando auxílio de profissionais para atendimento. Nesse momento, oito pessoas estão internadas em estado gravíssimo. Conforme os Bombeiros, as vítimas fatais morreram devido à inalação de fumaça tóxica.

"Os bombeiros estão fazendo o rescaldo e procurando outras vítimas. A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator (para as mortes) foi a asfixia. O isopor gera uma fumaça muito tóxica", afirmou o comandante geral do Bombeiros, coronel Guido de Melo.

Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e duas mil pessoas deveriam estar no local durante o incidente. A maioria era adolescente.

Agora Fique com as fotos do Acidente logo abaixo:


Nenhum comentário: