-->

domingo, 28 de agosto de 2011

Polícia Ambiental resgata 4.500 animais na Paraíba.




Apenas de janeiro a agosto de 2011, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na Paraíba recolheu cerca de 4.500 animais em todo o estado. Do total, 80% foram resultantes de apreensões, 15% de entrega voluntária e 5% de resgate de animais fora de seu habitat natural.

 O médico veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), Paulo Guilherme Carniel Wagner, explicou que 10% dos animais recolhidos são répteis. Neste ano, já foram capturados de 40 a 50 jacarés na zona urbana. As aves compreendem 80% do número total e os mamíferos, 10%.


Esses animais são encaminhados para o Cetas, onde serão cuidados, caso estejam machucados. Depois, são recolocados na vida livre, nos seus locais de origem. Os animais apreendidos que não pertencem à fauna paraibana são encaminhados a zoológicos ou criadoutos legalizados.

 Paulo Guilherme explicou também que os animais não estão invadido a zona urbana, mas sim o contrário. Os jacarés, capivaras, preguiças e cobras já fazem parte da fauna da Paraíba e a crescimento urbano os faz aparecer nas ruas das cidades.

 Outra razão para o surgimento desses animais é o desequilíbrio. As jiboias, por exemplo, são atraídas por ratos em locais sujos e só precisam de duas coisas para se adaptarem ao novo ambiente: segurança para reprodução e alimento.


Telefones Uteis.

Linha Verde do IBAMA (BRASIL)

0800-618080 ou 0800-132060

Nenhum comentário: