-->

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Autoexame contra câncer cervical



Um novo teste cervical que poderá ser realizado pela própria mulher, sem ajuda especializada, pode vir a ajudar na prevenção de milhares de casos da doença. O exame, que detecta a presença do papilomavírus humano (HPV), responsável pelo câncer cervical, acabou de ser testado em exames clínicos e se mostrou mais eficiente que os exames de citologia na detecção de sinais precoces da doença.
Segundo mais comum
O câncer cervical é o segundo tipo mais comum entre as mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todos os anos são notificados cerca de 500.000 novos casos e 250.000 mortes em função do tumor. Virtualmente, esse câncer é relacionado ao HPV, a infecção viral mais comum do aparelho reprodutor.
Pesquisa
No teste clínico, cerca de metade das 20.000 voluntárias realizou o autoexame, enquanto as demais fizeram a citologia em clínicas médicas. Os resultados apontaram que o autoexame encontrou quatro vezes mais casos de câncer cervical e três vezes mais casos de pré-câncer, que pode ser tratado para prevenir que a doença se desenvolva.
Veja
Câncer cervical: autoexame poderá ajudar na prevenção em mulheres com dificuldade de acesso ao teste tradicional
(Thinkstock)

Nenhum comentário: